O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos e a escolha é pela cirurgia vídeo-laparoscópica. As complicações ocorrem quando os cálculos migram para o ducto cístico podendo levar a colecistite aguda, que pode evoluir, se não operada, para empiema/pus, gangrena e perfuração.
A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo.
Sintomas de pedra na vesícula
Ursodiol é indicado para a dissolução dos cálculos biliares formados por colesterol ou pedras na vesícula ou no canal da vesícula biliar e para tratamento da cirrose biliar primária.
Quem tem pedra na vesícula e está fazendo crise tem de tirar todo e qualquer lipídeo da sua vida até fazer a cirurgia. Isso implica em panela que faz as coisas no vapor, usar zero de óleo, usar grill e não comer chocolate, nozes enfim qualquer coisa que tenha lipídeo.
O milho, por não ser gorduroso, não causa sintomas para os pacientes com pedra na vesícula, mas se tiver acompanhamentos gordurosos, estes podem causar dor. Evite alimentos gordurosos, e faça a cirurgia antes de complicar.
Não há restrição no consumo de cuscuz, por ser um alimento rico em carboidratos. Os cálculos de vesícula, predispõem dificuldades na emulsificação de gorduras, portanto deve-se evitar excessos de frituras, óleos, e gorduras acrescidas nos alimentos.
A presença de pedras na vesícula biliar indica doença biliar e repercussões clínicas em caso de consumo de alimentos gordurosos em excesso. A canela não será problema, mas o leite e leite condensado na canjica branca poderiam ser responsabilizados por queixas de cólica abdominal.
Quem tem pedra na vesícula pode tomar refrigerante e comer doce? Olá! você deve evitar esse tipo de alimento( gorduras e doces) e acompanhar em um serviço de gastroenterologia para verificação de sintomas e tamanho da pedra em sua vesícula!!