Para não correr o risco de manchar os seus móveis, o melhor é prevenir o aparecimento do mofo. Por isso, limpe as superfícies da casa onde pode haver proliferação de fungos com o CIF Cremoso.
Pronto! Seu aromatizante caseiro está pronto. Deixe o sachê em gavetas, no armário e outros móveis fechados no quarto. Se o problema estiver em outros cômodos, utilize o mesmo tutorial de como tirar cheiro de umidade da casa e dos ambientes.
Com ajuda de uma esponja ou escova, mergulhe o material na solução e passe pela madeira afetada pelo mofo. Faça movimentos circulares, tomando cuidado para não riscar a madeira.
De acordo com Irineu Bottoni, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira de Indústria Química, a Abiquim, os hidrofugantes (produto que repele a água) mais utilizados para reduzir a penetração da água e a umidade são à base de silicone. “Quando em contato com tijolos, blocos, cimentos, madeira, entre outros, o silicone hidrofugante torna esses substratos impermeáveis à água, diminuindo sua umidade e, consequentemente, eliminando o mofo e as manchas verdes ou pretas geradas nestes ambiente por conta de problemas decorrentes do acúmulo de água ao longo da vida útil da construção”, explica.
Dica simples e fácil para armários que, geralmente, ficam por muito tempo sem serem abertos e, por isso, acabam mofados e com cheiro terrível de mofo. A dica é útil tanto para armários de cozinha e cristaleiras, como também para guarda-roupas, conforme mencionamos acima no passo a passo.
Em outros casos é mais complicado encontrar a origem do cheiro então será preciso circular pelo ambiente olhando cuidadosamente cada área. Confira atrás dos móveis, carpetes, embaixo e ao redor de colchões e tábuas.
Existem muitas outras formas de tirar o cheiro de mofo dos ambientes e objetos. Confira vídeos que vão te ajudar com outras boas sugestões para eliminar esse cheiro bem desagradável que vira e mexe surge na casa:
Além de ser usado para lavar roupa mofada, esse alvejante com cloro é ótimo para matar fungos resistentes. Porém, pode fazer mal à saúde se você não usar máscara ou luvas de proteção.
Agora que o seu quarto está livre de mofo, está na hora de deixá-lo cheirando bem! Lembra daquelas lembrancinhas de aniversário com sabonetes aromatizados em sachês de tule? Você vai fazer o mesmo, mas com cravo da índia ou bolinhas de cedro.
Prevenir é fundamental para não deixar que o problema se agrave e tome maiores proporções. E se você quer que sua casa fique bem perfumada, mesmo que ela não tenha cheiro de mofo, confira algumas dicas bem bacanas de como fazer aromatizador caseiro!
Como o mofo é um fungo, para limpar manchas encontradas em móveis, por exemplo, você deve usar uma solução de álcool, vinagre ou água sanitária e água. Em um balde adicione 100ml de água sanitária para cada 1 litro de água e use um pano macio embebido nessa solução para limpar os pontos manchados em paredes, azulejos e móveis. Passe um pano seco na sequência. Se as manchas forem difíceis, repita a operação com uma esponja macia.
É comum encontrar mofo dentro de guarda roupas, especialmente naquelas áreas pouco usadas como maleiros e prateleiras altas, ou em lugares úmidos como o banheiro e a lavanderia.
Já no caso das roupas de couro, evite cobrir com capas de plástico, pois esse tecido não transpira. O ideal é guardá-las em embalagem a vácuo e expor ao Sol de 3 em 3 meses. Para tirar manchas de bolor de jaquetas e outras roupas de couro, o ideal é usar vinagre de maçã, pois tem um cheiro mais agradável. Depois da limpeza, uma boa dica é espalhar óleo de amêndoas com as mãos. Tire o excesso com um pano seco e você dará um brilho extra para sua peça.
Muitas vezes, não sabemos como tirar cheiro de mofo da nossa casa, e esse é um problema muito comum. O mofo e o bolor requerem uma atenção especial. Paredes, armários, roupas, carpetes, pisos, dentre outros locais estão sujeitos a sofrerem com isso, então precisamos saber identificar e lidar com essa situação.
Você deve estar se perguntando se o silicone ajuda no combate ao mofo, certo? Mas, na verdade, os produtos para combater o mofo, quando o fungo já tomou conta, não têm silicone em sua composição. O poder dessa substância está em sua ação preventiva, que ajuda a evitar a umidade e, consequentemente, o aparecimento desse problema.
Bora deixar a casa limpinha e cheirosa com CIF Perfumado? Então anote direitinho as dicas abaixo para tirar cheiro de mofo:
Você também pode espalhar sachês feitos de tule ou TNT com cravos dentro ou ainda bolinhas de madeira de cedro no ambiente. As bolinhas de cedro eliminam o mau cheiro e absorvem a umidade.
Ao mesmo tempo que ela tem a função de fazer com que o produto dure mais, ela também faz com ele seja menos eficaz, pois vai absorvendo a umidade aos poucos. Se você não usar essa proteção, a absorção vai ser bem mais rápida, mas você vai ter que repor mais vezes. Então, escolha a melhor opção para o seu uso. Se você optar por usar a proteção, coloque um pedaço de papel toalha ou de filtro de café. Ambos fazem o mesmo efeito do material do produto original.
Se esse método não funcionar, há produtos formulados especialmente para mofo e bolor nas paredes e vidros que são mais fortes. Você também pode utilizar um limpador de superfícies que tenha cloro em sua composição ativa. Mas lembre-se de testar em uma pequena área da parede primeiro e nunca misturar soluções de limpeza, pois isso pode gerar reações químicas perigosas.
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Dicas de como tirar o mofo das roupas
Misture uma colher de chá de água oxigenada em um copo d'água e coloque o conteúdo em um borrifador. Agite bem. Aplique o produto na superfície afetada pelo mofo por completo e, em seguida, deixe a mistura agir por 10 minutos. Para tirar o mofo, molhe um pano no vinagre e limpe a superfície completamente.
água sanitária + açúcar Coloque 1 litro de água sanitária em um recipiente; Adicione 1 xícara de açúcar; Deixe a roupa de molho até o bolor desaparecer; Lave a peça normalmente.
👇 Como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcar
O processo é simples:
Coloque uma panela com água suficiente para cobrir a peça de roupa para ferver. Dissolva na água já quente, 02 colheres de sopa de sabão em pó ou sabão de coco ralado. Coloque a roupa e abaixe o fogo para a espuma não derramar. Ferva por 10 minutos, desligue o fogo, retire a peça.
Caso ela manche a sua roupa, basta aplicar álcool na área afetada e depois lavar normalmente. Mas se o borrão foi feito com batom em tecido for branco a dica é esfregar gelo e detergente de cozinha. Já no caso das roupas coloridas, use acetona.
Basta misturar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água e deixar a peça de molho por até duas horas. Em seguida, esfregue o local da mancha e coloque a roupa para lavar repetindo o procedimento se necessário.
1) Aplique limão e bicarbonato de sódio Esfregue a área de leve. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois lave normalmente com água e sabão. Essa mistura funciona bem para manchas maiores ou mais antigas, mas se a mancha já tiver sido lavada e passada muitas vezes pode ser mais difícil de removê-la.
Um produto que ajuda a remover praticamente todos os tipos de manchas é o sabão líquido. Ele é melhor do que os alvejantes em pó, que geralmente são agressivos e podem danificar as roupas. Se alguma roupa manchar, aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha.
Roupas Coloridas
RECKITT BENCKISER | Vanish Pink Gel Multiuso 1,5 L O Vanish Pink Gel Multiuso é um produto sem cloro mas que promete ser ainda mais eficaz! Comparado com a versão de Vanish líquido, ele rende 2 vezes mais! A fórmula em gel adere mais à mancha e limpa profundamente, sem você precisar fazer esforço.
Tirar mancha de maçã de tecido: Dilua em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de produto líquido para lavar louça ou detergente para lavar roupa e 1 colher de sopa de vinagre branco durante 15 minutos. Enxágüe com água e lave o quanto antes.
Coloque um pouco de água. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Enxague com vinagre branco de mesa. Passe agora uma esponja novamente com detergente neutro e enxague com água limpa para retirar o excesso.
Principalmente de frutas que possuem uma coloração mais forte como morango, amora, framboesa e pêssego, que podem manchar suas roupas de forma definitiva se você não agir rapidamente. Mas isso não deve ser motivo para você não saboreá-las!
Porém, para não correr o risco de estragar uma boa fazenda, faça sempre um teste em um cantinho da peça. A outra deve só ser usada em tecidos bem claros ou brancos: basta aplicar água oxigenada (10 vol.) sobre a mancha e esfregar com cuidado.