A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico provocada pela ansiedade excessiva.
Alguns dos sintomas da aracnofobia são: sudorese, pulso acelerado, inquietação, respiração rápida, taquicardia e náuseas. O diagnóstico é baseado apenas nos sintomas apresentados. O tratamento indicado para a aracnofobia é o psicológico, onde a pessoa é exposta de forma gradual ao animal. Não pare agora...
Ainda, a terapia comportamental é uma das abordagens mais indicadas e com resultados duradouros. As principal técnica no tratamento da aracnofobia é a dessensibilização sistemática. Por conseguinte, o tratamento pode ter um auxilio de medicamentos como, antidepressivos e controladores da ansiedade.
Os psicólogos acreditam que uma das razões pelas quais as pessoas temem aranhas é por causa de alguma experiência anterior direta com os aracnídeos que incutiu o medo nelas. Isso é conhecido como o ponto de vista de "condicionamento" de aracnofobia.