As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas.
Curvas de nível são um conjunto de linhas imaginárias obtidas a partir de um levantamento topográfico de uma determinada área ou região, as quais ligam pontos que possuem a mesma altitude. Elas servem para se produzir mapas topográficos para uma melhor captação do desnível de um terreno.
A finalidade da planta planialtimétrica é fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos.
A Planimetria é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno, sem a preocupação com o relevo. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência).
Trata-se da união do Levantamento Altimétrico com o Levantamento Planimétrico. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas.
Um dos principais exemplos da altimetria é a determinação de diferentes alturas entre pontos de um terreno. Planimetria é um conceito formado a partir de dois outros, o de plano e o de metria, ou seja, planimetria representa o modo de medir o planos.
Uma Estação Total é um equipamento constituído por um teodolito com um distanciômetro e um coletor de dados acoplados, utilizado para medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo.
Georreferenciamento é o processo pelo qual se executa um levantamento topográfico materializando as divisas com utilização de marcos onde os mesmos recebem coordenadas geográficas (latitude e longitude) reais e corrigidas com nivel de precisão menor que 50cm, processo este que só pode ser executado por profissionais ...
COTA: é a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer. ALTITUDE: é a distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da terra e a superfície de referência altimétrica (nível médio dos mares).
Cota parte de terreno corresponde à quantidade de unidades habitacionais segundo unidade de área do terreno. Define a densidade habitacional a partir da relação entre o número de unidades habitacionais a serem idealmente produzidas e a área total do terreno.