Quais So Os Sintomas Da Parasitose?

Quais so os sintomas da parasitose

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail [email protected].

Conteúdos Mais Acessados

Quanto à localização, esses seres podem ser ectoparasitas, vivendo e se alimentando do sistema tegumentar do hospedeiro. Como exemlo desse grupo, temos os carrapatos e mosquitos. Por outro lado, os endoparasitas são os que vivem dentro do hospedeiro, caracterizando as parasitoses, como os helmintos.

O diagnóstico é feito com a identificação de ovos nas fezes de indivíduos infectados. Vários exames de fezes podem ser necessários para detectar a infecção, pois a eliminação de ovos às vezes é irregular. O ELISA tem sido usado na detecção de anticorpos no soro de indivíduos infectados, mas tem baixa especificidade devido aos resultados falso positivos em indivíduos com cisticercose, não sendo recomendado para uso rotineiro na clínica.

O parasitológico de fezes é o método mais econômico e de mais fácil execução, porém sua positividade é de 50% aumentando para 90% se foram coletadas 3 amostras.

Sobre o MedicinaNET

Sobre o MedicinaNET

É uma helmintíase intestinal causada por cestóides das espécies Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta. A sua transmissão dá-se pela ingestão de ovos embrionados. Os ovos liberam larvas que aderem à parede do intestino delgado, onde maturam até verme adulto.

O Schistosoma mansoni é um trematódeo que causa infecção a partir do contato com água fresca contaminada por cercárias, acometendo viajantes ou indivíduos sem exposição prévia ao parasita. Nas áreas endêmicas, a exposição ocorre em indivíduos jovens. A doença é relacionada à intensidade da infecção: indivíduos expostos a altas cargas de vermes estão mais propensos a desenvolver a doença e são responsáveis pela maior contaminação do ambiente com ovos e, assim, com a manutenção da endemicidade.

São as doenças mais comuns em países em desenvolvimento, afetando cerca de 49 milhões de crianças menores de 15 anos em 30 países da américa latina.

Tratamento

Bernes podem aparecer em qualquer região do corpo humano, mas as áreas mais afetadas são as pernas, os braços e o couro cabeludo. As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.

Sendo a transmissão das parasitoses vinculada diretamente à precária condição ambiental do indivíduo, a prevenção primária das infecções está associada à implementação de programas de saneamento básico e à orientação adequada das medidas higiênicas pelos profissionais de saúde. Se a primeira medida foge a qualquer apelo ou vontade do médico, ainda que inúmeras pesquisas clínicas apontem a sua necessidade imperiosa para a melhoria da saúde da população, a outra é um dever do qual ele não se pode omitir na sua prática diária, devendo estar disponível e apto para contribuir com o nível de educação sanitária de seus pacientes.

Causas

Causas

Os mecanismos pelos quais os enteropatógenos produzem diarréia são diversos, mas pode-se dividi-los entre os que promovem resposta inflamatória sem causar dano morfológico e os que alteram a estrutura da mucosa intestinal, com ou sem invasão tecidual.2 A magnitude e o significado funcional dessas respostas locais são, geralmente, relacionadas ao número de vermes: as infecções causadas por poucos parasitas são comumente assintomáticas, enquanto grande carga parasitária causa manifestações intestinais que podem incluir a diarréia.3

Embora pouco frequente, existe também um tipo de miíase humana, chamada acidental ou pseudomiíase, cuja transmissão se dá pela ingestão de líquidos ou alimentos contaminados com ovos ou larvas dessas moscas. Após o consumos, os parasitas vão se alojar em órgãos internos, especialmente no trato urinário e nos intestinos.

IIDepartamento Materno Infantil. Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Av. Moraes Rego, s.n. Cidade Universitária. Recife, Pernambuco, Brasil. CEP 50.670-420

Conecte-se

Devido à eliminação intermitente de ovos e/ou larvas e à variação da carga da infestação, várias amostras (pelo menos três) coletadas durante o período de 10 dias são mais detectadas para detectar parasitas. Outros podem ser: hemograma, sorologia, testículos moleculares e exames etc.

O tratamento da miíase primária consiste na retirada mecânica da larva. Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

O que são?

Apesar disso, a confirmação do quadro é feita pela visualização de helmintos eliminados ou positividade de algum método de diagnóstico. Embora esse seja o meio de diagnosticar, o tratamento não deve ser retardado diante de uma forte suspeita.

A diarréia é uma causa importante de morbimortalidade nos países em desenvolvimento. Os agentes etiológicos mais comuns são os vírus e as bactérias. Este artigo tem o objetivo de analisar a ocorrência de diarréia como manifestação clínica de parasitose. Discute-se quais os protozoários e os helmintos que podem causar diarréia, as bases científicas atuais que explicam os mecanismos fisiopatológicos que desencadeiam a diarréia, bem como os exames complementares e o tratamento adequado para cada parasita implicado.

As moscas-varejeiras têm maior tamanho, duas asas grandes e corpo azul ou verde metálico. Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto. Assim que se veem livres, elas invadem o tecido subcutâneo do hospedeiro através da abertura do folículo piloso ou de uma pequena escoriação na pele.

Medicações

É uma das helmintíases que tem pior resposta à terapêutica. O pamoato de oxipirantel (20mg/kg/ dia), duas vezes por dia, dois dias seguidos, é recomendado como droga de escolha, com taxas de cura de 70 a 90%. O mebendazol (100mg) duas vezes por dia, três dias seguidos, tem efeito ovicida incompleto, mas é eficaz contra os parasitas adultos. O albendazol é menos efetivo que o mebendazol para eliminar essa parasitose; dose única (400mg) tem efeito ovicida incompleto e baixas razões de cura.

Dependendo da carga de parasitas, a infecção pode ser assintomática ou associada com diarréia, em geral crônica, disenteria ou retardo de crescimento.62 Se a infecção é exclusivamente luminar, não há sintomas. Se a carga de parasitas é pequena, o indivíduo pode apresentar desconforto e distensão abdominal, náusea, flatulência e diarréia.62 Quando a carga de parasitas é moderada, desenvolve-se um quadro de colite crônica com dor abdominal baixa, diarréia, distensão abdominal, anorexia e perda de peso. A disenteria é comum e clássica nas crianças com intensa carga parasitária.3 A diarréia é profusa, sanguinolenta, com muco e pus, acompanhada por anorexia, perda de peso, dor epigástrica, cólicas, vômitos, flatulência, tenesmo, urgência e prolapso retal, característico dessa síndrome; as crianças são freqüentemente stunted e de baixo peso, anêmicas e malnutridas.62 A lesão na mucosa colônica provoca uma reação inflamatória semelhante àquela vista na colite ulcerativa idiopática; por isso deve-se incluir a tricuríase no diagnóstico diferencial de colite, mesmo nas áreas onde essa parasitose não é endêmica.3

Como tratar parasitoses intestinais?

O parasita não costuma ser eliminado nas fezes, assim o exame protoparasitológico de fezes não costuma ser útil. Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de primeira escolha. Dose única de mebendazol tem eficácia de 95% e dose única de albendazol, repetida em 2 semanas, tem taxa de sucesso próxima a 100%.

Quais remédios tomar para acabar com todos os parasitas?

Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:

  1. Albendazol. ...
  2. Mebendazol. ...
  3. Nitazoxanida. ...
  4. Piperazina. ...
  5. Pirantel. ...
  6. Ivermectina. ...
  7. Tiabendazol. ...
  8. Secnidazol.

Quais os sintomas de vermes no intestino?

Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:

  • Dor abdominal constante. ...
  • Barriga inchada ou excesso de gases. ...
  • Cansaço frequente sem razão aparente. ...
  • Coceira no ânus. ...
  • Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre. ...
  • Presença de pequenos pontos brancos nas fezes.

Quantos dias o albendazol fica no organismo?

A meia vida do albendazol varia de 8 a 12 horas, logo após 24 horas da ingestão do comprimido ele já deve ter sido eliminado.