Como dividir/organizar o caderno
Portanto é preciso dividir essas matérias em um ciclo de 10 horas. O que vai dar 2 horas para cada matéria. Então é só seguir esse ciclo por 30 dias seguidos, assim haverá a chance de reforçar essas matérias de maior peso, além de criar o hábito de estudar sempre. O que você tem que fazer é apenas estudar.
Criar um cronograma de estudos mensal também é uma ótima alternativa para otimizar os estudos e deixar mais organizado quais são os planos para as disciplinas ao longo de cada mês. Por isso, é importante criar um plano mês a mês com as disciplinas, até a revisão para a prova, quando a data do Enem se aproximar.
Essa técnica é baseada na repartição do aprendizado ao longo do tempo, ao contrário da concentração de todo o estudo em um único período. Dessa forma, o método da prática distribuída faz com que o aluno não deixe para estudar todo o conteúdo na semana da prova.
- Prática Maciça: É uma maneira de executar uma tarefa onde o intervalo de repouso entre as tentativas ou grupo de tentativas é muito curto ou inexistente, tornando-a mais contínua.
Confira algumas dicas a seguir de como organizar seu tempo:
Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Estudos apontam que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.
7 dicas de motivação para estudar
Porque é tão difícil sentar para estudar? É muito comum ouvir alunos reclamando que tem dificuldade de sentar para estudar. Este ato é tão difícil quanto qualquer outra atividade que necessita de uma certa dedicação, e tende a ser desgastante quando praticada com frequência.
O assento deve estar em uma altura onde a criança fique com os braços apoiados na mesa ou no apoio da cadeira. É necessário também um apoio para os pés. Os estudantes devem estar sentados com as coxas paralelas ao solo e com os joelhos dobrados. A coluna deve permanecer reta, formando um ângulo de 90º.
O problema ocorre quando o limite e a falta de compromisso permanecem do lado e uma pequena distração tira totalmente o seu foco. É importante ficar atento a certos sinais de excessos e hábitos que podem prejudicar sua concentração e transformar um dia de estudos em um dia perdido.