O exame é feito com um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. Este capta, amplifica e registra as imagens. O som da voz e a imagem são gravadas em DVD ou em um programa de computador e servem para diagnosticar uma doença. É possível acompanhar sua evolução e para constatar a cura.
Como é feita a videolaringoscopia Durante o exame a pessoa deve respirar normalmente e falar apenas quando solicitado pelo médico. A câmera do equipamento capta, registra e amplifica as imagens e o som, que são utilizados pelo médico para realizar o diagnóstico e acompanhar a pessoa durante o tratamento, por exemplo.
O exame é realizado com a auxílio de um aparelho formado de uma fibra ótica flexível que possui uma microcâmera acoplada em uma das suas extremidades, o qual pode ser inserido pela abertura oral ou nasal do paciente, a fim de serem observadas as estruturas ali presentes, como por exemplo as cavidades nasais e dos seios ...
Como é feito o exame Nasofibrolaringoscopia para Diagnóstico e/ou Biópsia? O exame é feito de modo similar a uma endoscopia, por meio de um aparelho chamado endoscópio. Tratar-se de um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta.
A Videoendoscopia Nasossinusal é um exame endoscópico do nariz (da cavidade nasal) e da região posterior ao nariz (nasofaringe/ rinofaringe). Como o procedimento é realizado? O paciente ficará sentado. Um endoscópio fino é acoplado a um sistema de vídeo que grava e amplifica a imagem.
A Fibrobroncospia e Traqueoscopia é um exame que permite visualizar a traqueia e os brônquios, através da introdução, por via nasal, de um tubo flexível (broncoscópio). Durante o exame será realizado medicação endovenosa (sedação) permitindo que o cliente relaxe e adormeça.
A biópsia possibilita a obtenção de pequenos fragmentos dos bronquios e do pulmão, com o auxílio de uma pinça de biópsia. O Lavado bronco-alveolar (LBA) consiste na instilação seguida de aspiração de soro fisiológico no pulmão doente para recuperação do agente causador da afecção.
Quais as possíveis complicações e riscos da broncoscopia? A complicação mais comum é um discreto sangramento no local onde foi realizada a biópsia. Geralmente, este sangramento para sozinho.
O exame é sempre realizado por um médico especialista auxiliado por uma equipe de enfermagem. Alguns casos podem necessitar de anestesia geral que será realizada pelo médico anestesista. Quando a broncoscopia esta indicada? Existem diversos motivos para que um paciente seja submetido à broncoscopia.
De uma forma geral, a broncoscopia diagnóstica pode ser aconselhada quando há emissão de sangue através das vias respiratórias (por exemplo, expectoração raiada de sangue), quando estão presentes alterações na radiografia ou na TAC torácica, nas situações de tosse persistente sem causa esclarecida, para rever achados ...
Nos casos de suspeita de câncer, o médico faz uma broncoscopia com biópsia, na qual é retirado um pequeno pedaço do revestimento do pulmão para ser analisado em laboratório e confirmar a presença de células cancerígenas e, por isso, o resultado pode demorar alguns dias.
O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.
Quando solicitar o Lavado Broncoalveolar
Exames de imagem
Tomografia computadorizada Esse exame permite determinar o tamanho e a localização do tumor no pulmão, assim como a presença ou ausência de metástases nas glândulas suprarrenais, fígado, cérebro e outros órgãos que podem ser afetados pela disseminação do câncer de pulmão.
6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema pulmonar
As principais doenças respiratórias crônicas são:
Exposição à poluição, infecções pulmonares constantes, deficiência e excesso de vitamina A, doença pulmonar obstrutiva crônica, também são alguns fatores que atribuem para o surgimento do problema.
Para isso deve-se mergulhar 2 compressas, ou um pano limpo, num recipiente com chá de hortelã-pimenta morno e, depois, espremer o excesso de água. Por fim, as compressas, ou o pano, devem ser aplicadas sobre a testa e este processo pode ser repetido várias vezes ao dia, tanto em crianças como adultos.