Sendo assim, o IBGE coleta informações dos mais variados tipos, como as estatísticas sobre geração de empregos, produção agropecuária e industrial, quantidade de moradores do país, informações ambientais, de renda e de escolaridade, entre outros inúmeros dados.
Pesquisas Agropecuárias:
De acordo com a Lei nº 5.
Começou nesta segunda-feira, 22, e segue até abril de 2021 a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, que vai coletar informações sobre a situação dos alunos. As informações serão declaradas pelas escolas da Rede Estadual no Sistema Educacenso, por meio da Migração de Dados.
Os formulários devem ser preenchidos nesta ordem: Gestor escolar > Escola > Turma > Aluno > Profissional escolar em sala de aula. Para saber mais! Para auxiliar no preenchimento das informações do Censo são elaborados anualmente textos e vídeos com orientações específicas sobre a coleta.
De acordo com a Gerência de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais da Seduc, caso sejam encontrados erros nos dados preliminares, o gestor pode realizar a retificação diretamente no Sistema Educacenso. “Basta acessar o sistema, clicar no item Fechamento e no botão Retificar para realizar a alteração.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.
Para atualizar o número de registros de erros, clique na opção Revalidar, localizada no canto inferior direito. Finalizada a verificação de todos os erros dos cadastros de Escola, Turma e Aluno, o sistema habilitará o botão Fechamento no último círculo. Clique nessa opção para fechar o censo da sua escola.
Preencha corretamente as informações solicitadas: CPF: CPF do usuário já cadastrado no sistema. E-mail: e-mail informado pelo usuário do sistema. Ao clicar no botão Enviar senha, automaticamente, o Inep encaminhará uma nova senha para o(s) email(s) cadastrado(s) no Educacenso.
CENSO LOCALIZA
O INEP disponibiliza em seu site: http://sitio.educacenso.inep.gov.br um passo a passo para o preenchimento do Educacenso. Elas terão os dados carregados ao acessar o Sistema Educacenso no endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br.
2º Extraordinariamente, fica instituído o dia 11 de março de 2020 como data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar da Educação Básica de 2020, devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19.
O período de coleta de dados do Censo Escolar 2019 está aberto até 31 de julho. Todas as escolas, públicas e privadas, da educação básica e da educação profissional, devem registrar pelo sistema Educacenso os dados da matrícula inicial de 2019.
Todos os resultados do Censo Escolar 2019 já estão disponíveis para consulta no portal do Inep (inep.gov.br), incluindo notas e sinopses estatísticas, resumo técnico, microdados e indicadores da educação básica.