Compreendendo que a abordagem comportamentalista se baseia no comportamento humano, afirmando que o ser humano é fruto do meio, e seus comportamentos são facilmente alterados pela manipulação do meio ou por intermédio de convencimento.
Na abordagem comportamentalista o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Skinner considerava o sistema escolar um fracasso por se basear na presença obrigatória, sob pena de punição. Ele defendia que se dessem aos alunos "razões positivas" para estudar. ... Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, no estado norteamericano da Pensilvânia, em 1904.
Nesse contexto, a perspectiva teórica comportamental possui uma relação estreita com a aprendizagem, visto que o comportamento humano pode ser entendido como ação recíproca entre aquilo que o indivíduo faz e o ambiente em que ele vive. ... Sendo um local onde acontece o processo de ensino-aprendizagem.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
A Análise do Comportamento tem princípios que são norteadores para entendimento de diversas áreas, como a Educação. Essa ciência também embasa possíveis sugestões e intervenções no contexto escolar como, por exemplo, as máquinas de ensinar e os estudos programados, conceitos voltados para a área.
Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
O pensamento/pensar foi definido por alguns analistas do comportamento como comportamento verbal encoberto; por outros foi definido como comportamento que torna outro comportamento (ou comportamento adicional) possível. ... Palavras-chave: pensamento; pensar; comportamento verbal; B. F. Skinner.
Viva bem a velhice não tem um sentido de desfrute ou fruição, mas de conquista. É um texto pequeno, bem escrito, elegante, onde o bom humor, o tom positivo, as habituais citações literárias, tão características da produção skinneriana, mesclam-se num estilo saboroso e refinado.
Uma boa dose de paciência, praticar a arte de ouvir e observar e compartilhar com outras pessoas que vivenciam as mesmas situações podem ajudar a lidar com os mais velhos. Sabemos que os defeitos pioram com a idade, por isso, não espere que os idosos fiquem mais tolerantes.
Este tipo de Behaviorismo ficou conhecido como Behaviorismo Mediacional, pois tais processos cognitivos mentais mediariam a ação dos estímulos ambientais no organismo, maneira de pensar ainda dualista e mecanicista. Atualmente, chama-se este tipo de Behaviorismo de Cognitivismo (Matos, 1993).
"O comportamentalismo, com acentuação no "ismo", não é o estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência preocupada com o tema e métodos da psicologia." Similarmente, a análise experimental do comportamento não é uma área da psicologia, mas uma maneira de estudar o objeto da psicologia.
O behaviorismo clássico partia do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico. Em outras palavras, para o behaviorista clássico, um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.