Princípios Estoicos:
tanto na Grécia, quanto em Roma. O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos. ... Ou seja, uma corrente filosófica donde a "virtude" depende da vontade subordinada à razão, sendo considerada a base para se atingir a felicidade.
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
As fases do Estoicismo
Aristóteles vai dizer que felicidade não está no prazer, nem na fama nem no dinheiro.
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.
A felicidade para Platão consistia em praticar o bem baseado na ética, isto é, na utilização de princípios que causassem ações de efeitos positivos; a felicidade também era considerada o objetivo de todos os seres humanos.
Para Aristóteles, o mais proeminente dos filósofos metafísicos, a felicidade é o maior desejo dos seres humanos. ... Segundo Aristóteles, a felicidade é um estilo de vida: o ser humano precisa exercitar constantemente o melhor que tem dentro dele.
Para Sócrates, o autoconhecimento levava à virtude. “O homem que se conhece saberá como agir, trilhando o caminho correto” – dizia, e arrematava: “quanto mais virtuoso, maior será a chance de que seja feliz, porque fará bem a si e também aos outros”. Ou seja, será mais feliz e ainda ajudará os demais a sê-lo.
Virtude e justiça Sócrates (469 a.C./399 a.C.) deu novo rumo à compreensão da ideia de felicidade, postulando que ela não se relacionava apenas à satisfação dos desejos e necessidades do corpo, pois, para ele, o homem não era só o corpo, mas, principalmente, a alma.
10 características de um bom líder
Para ser feliz e ter felicidade, é preciso em primeiro lugar pensar em você. Isso não significa que você vai viver com outras pessoas e compartilhar. O que você vai fazer é viver sua vida e fazer o que gosta, em parceria com outras pessoas.
Primeiramente seja você mesmo não mude a realidade que você é por uma ficção irreal, depois disso seja feliz do seu jeito, faça o que você gosta, seja aberto para o novo, faça novas amizades, uma pessoa só é feliz quando ela encontra o sentido de ser feliz.
A concepção de felicidade muda de acordo com o tempo e o espaço e continua sendo objeto de análise dos filósofos. Acreditavam que só quem é livre é capaz de ser feliz. ... Platão já defendia a importância do bem comum, mas a partir do Iluminismo, Esse ideal passou a ser amplamente defendido.
A felicidade e a finalidade precípua do ser humano, todo homem e mulher vivem constantemente em busca da felicidade e buscando fugir da dor, a virtude por outro lado, diz respeito ao que o ser humano traz consigo, e a sua bagagem, sua forma de agir e se apresentar ao mundo, e o ato de fazendo bem, possuir uma ...
Se a felicidade é uma atividade da alma em conformidade com a virtude perfeita, torna-se necessário compreender a natureza da virtude. ... De forma prática, as virtudes, para Aristóteles, estão intimamente relacionadas com as ações e as paixões, e cada uma delas é acompanhada por prazer ou sofrimento.
Virtude é uma palavra bastante utilizada para caracterizar a busca humana por uma vida mais equilibrada e alinhada com que há de positivo. Ser virtuoso é sinônimo de ser alguém com uma boa essência, um indivíduo que realiza boas ações motivadas por sua índole.