As Campinaranas, também conhecidas como Campinas ou Caatingas Amazônicas (ANDERSON, 1981), são ecossistemas que ocorrem nas áreas de clima úmido e solos arenosos, predominantemente hidromórficos da Amazônia.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
Campina é um tipo de bioma terrestre formado por campos completamente despidos de árvores (campos limpos), em oposição aos campos arborizados (savanas), e que ocorre em várias regiões do Brasil. A campina pode ocorrer tanto em condições naturais, como artificiais, provocadas pelo homem.
Ficou conhecida como cidade-fênix, por seu renascimento após o surto de febre amarela que devastou mais de 30% da população no início do século XX.
Campinas Clima (Brasil) A Campinas está em 678m acima do nível do mar O clima é quente e temperado. Em Campinas existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Cfa.
Todo ano Campinas produz 19 mil toneladas de frutas. Predomínio de hortaliças e cana-de-açúcar. Produção de goiaba e figo para exportação, além de laranja kincan, carambola, acerola, uva, figo, banana, maracujá e pêssego. Região localizada ao sul, após o aeroporto de Viracopos.
O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo. ... Nem sempre as atividades realizadas no meio rural são agrárias.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Os moradores de áreas rurais registraram médias maiores para o consumo diário de arroz, feijão, batata-doce, mandioca, farinha de mandioca, manga, tangerina, peixes frescos, peixes salgados e carnes salgadas.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).
Os moradores formam uma comunidade rural. As principais atividades econômicas costumam ser voltadas para a agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo). Na zona urbana as prevalecem as paisagens humanizadas, ou seja, artificiais e modificadas pelo homem.
A agricultura refere-se ao cultivo de produtos agrícolas, e a pecuária, à criação de espécies animais. Agricultura e pecuária são atividades econômicas pertencentes ao setor primário e representam, respectivamente, o cultivo de espécies vegetais e a criação de espécies animais.
No campo, Agricultura, Pecuária, Agricultura de subsistência,Agricultura comercial, extrativismo,extrativismo animal, extrativismo vegetal, extrativismo mineral. Na cidade, Comércio, Compra e venda de produtos.
O agronegócio corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. EXEMPLO:leite,soja,algodão;tomate,café e etc...
O agronegócio é toda a cadeia produtiva que envolve o campo, tanto na agricultura quanto na pecuária, desde a efetiva produção até a distribuição dos produtos.
O agronegócio trata-se de um setor econômico bastante importante para a sociedade mundial, pois envolve uma cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do comércio que consome seus produtos.