“Percussão corporal”, se conferirmos no dicionário, significa apenas a prática de percutir o corpo, mas esta expressão tem sido usada, não só em referência à prática de percutir partes do corpo, mas também em referência às técnicas que percutem o corpo e organizam seus sons dentro de uma estrutura musical.
O Flamenco é uma combinação de música, canção e dança. ... Acompanhada de instrumentos musicais e canto, a percussão corporal mais comum neste estilo explora estalos de dedo, pisadas no chão, batidas de mão nos pés, coxas e palmas de mão.
Sensibilidade: o percurso do aprender corporal. ... A Educação Corporal, tendo como via de aprendizado a sensibilização no próprio corpo antes de reconhecer e intervir no corpo do outro, foi estimulada, bem como a relação existente entre corpo e emoção, imagem corporal e inserção no mundo.
A memória e a percepção do som A conexão entre os sistemas auditivo e cerebral oferece a capacidade de reconstruir e selecionar as mensagens sonoras graças à intervenção da memória e da atenção. É por isso que conseguimos reconhecer vozes, compreender a fala e diferenciar simples ruídos de uma bela música.
A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. ... Vale-se lembrar que a percussão corporal não surgiu recentemente, pelo contrário ela já existia desde a época dos primeiros seres humanos.
1995
Barbatuques
A origem propriamente dita de instrumentos de percussão são historicamente dados as sociedades primitivas africanas e do continente asiático.
Instrumentos musicais de percussão
O instrumento de percussão mais importante da idade média foi o "tabor" que era um tambor tocado com uma mão e pendurado por uma alça, enquanto que com a outra mão o intérprete segurava e tocava uma flauta de 3 furos.
Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.
Podem ser divididos em dois grupos principais: os de altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos, como o chocalho e o tamborim, e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.
Instrumentos de corda: quais são?
São aqueles instrumentos onde o som é produzido por meio da vibração de uma membrana que está esticada em algum tipo de suporte. Essa vibração pode ser produzida pelas mãos ou por baquetas. Exemplos de membranofones são o surdo, o tamborim, o pandeiro – instrumentos bem presentes na música brasileira.
A "Família" ou "Naipe" dos metais é essencialmente composta por trompas, trompetes, trombones, tubas e eufónios. O material utilizado na confecção desses instrumentos é tradicionalmente latão ou bronze, contudo também podem ser produzidos a partir de outras ligas metálicas.
NAIPE DAS MADEIRAS
fagote
Quais são os principais instrumentos musicais de sopro?
Instrumentos de sopro
escaleta
Um instrumento de sopro é o que produz sons quando alguém sopra através dele. A trompeta, a flauta e saxofone são instrumentos de sopro. O corpo do instrumento de sopro é formado por um tubo, longo ou curto. ... Há dois tipos principais de instrumentos de sopro.
Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de vento, são aparelhos musicais no qual o som é produzido pela vibração de ar. ... Já os instrumentos de sopro de madeira possuem uma palheta flexível no bocal pela qual o som é transmitido.