A amônia (proveniente das células) e a bilirrubina (originada no romper da hemoglobina) são substâncias indesejáveis em nosso corpo, daí mais uma tarefa para nossos filtros, os rins, que se encarregam de converter a amônia em ureia e a bilirrubina em urobilinogênios. Esses últimos dão a cor amarela à nossa urina.
Porque acontecem mudanças em sua estrutura que alteram a capacidade de reflexão da luz. Esse processo deixa como resíduo o ácido sulfúrico, que age sobre os alvejantes usados na fabricação do papel, diminuindo sua eficiência. ...
Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural em publicações em papel de madeira (modernos). Jornais têm uma maior tendência a amarelar, por isso, é bom guardá-los em caixas ou encaderná-los.
Para remover os amarelados e manchas tudo o que vamos precisar é de uma lixa. O recomendado é lixa de madeira, mas podemos usar essas lixas de unha, que podem ser encontradas em qualquer farmácia por apenas 25 centavos (em média). Vá lixando até sair todo o amarelado e manchado, ou até você achar que está bom.
A mais recomendada é a lixa de madeira, mas lixa de unha também serve. Segure bem o livro para evitar que as páginas abram, pegue a lixa e esfregue-a nas partes amareladas e manchadas nas extremidades do volume. Segure a lixa pelo meio e coloque o indicador o mais próximo possível da ponta.
Mantenha-os na vertical Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.
Parece uma boa ideia guardar os livros em sacos plásticos, mas na verdade, não é. O contato do papel com o plástico faz com que o livro fique muito fechado e isso pode causar danos para sua estrutura.
Confira agora 5 dicas para manter seus livros conservados!
Primeiro espalhe bem o bicarbonato entre os 3 dorsos. Depois, vire as páginas em uma velocidade que permita que o resto do produto possa caia entre elas e jogue-o à vontade. Por fim, coloque o exemplar dentro do saco com mais bicarbonato, feche o zip lock e deixe-o lá por aproximadamente 3 dias.
A melhor maneira de embalar os livros é distribuí-los entre todas as suas caixas. Coloque alguns na parte inferior e depois adicione itens mais leves na superior. Outra dica: a maioria das pessoas empacota livros com as lombadas pra cima. Pra que possam ver os títulos.
A melhor posição para guardar os livros é na vertical, ou seja, em pé. Quando eles são guardados deitados ou na horizontal podem acabar com imperfeições ou até ficar ondulados. A estante de livros precisa ficar em um local bem estratégico: longe da umidade e também do sol.