Resposta. A brisa que vai da terra para o mar, chamamos de brisa terrestre. Ocorre por convecção.
Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.
O vento é a deslocação de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se.
Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (Oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.
Para ser classificado como um furacão, um ciclone tropical deve ter ventos sustentados de no máximo um minuto de pelo menos 119 km/h (33 m/s; 64 kn; 74 mph) (Categoria 1) A classificação mais alta na escala, Categoria 5, consiste em tempestades com ventos sustentados acima de 251 km/h (70 m/s; 136 kn; 156 mph).
A intensidade máxima dos ventos registrados no interior dos ciclones tropicais é em média de 165 km/h, embora já tenha sido observado furacões com ventos superiores a 320 km/h (furacão Camille). Uma das escalas mais usada e conhecida, a escala Saffir-Simpson, oferece uma boa noção do grau de destruição.
Escala Saffir-Simpson
Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Gira no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e mede de 200 km a 400 km de diâmetro. Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico.
A escala Saffir-Simpson é usada para dar a estimativa do potencial risco de danos e inundações esperados durante a passagem de um furacão. A categoria é estimada através da velocidade do vento mantida durante 1 minuto, daí a expressão "ventos sustentados", quando referem-se a furacões. Ventos entre 119 e 153 km/h.