Em uma linguagem mais técnica, Lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma, passa a se chamar resíduo sólido. O que não pode ser aproveitado se chama então de rejeito. O setor de lixo no Brasil é regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define esses conceitos.
Onde armazenar o lixo até a coleta? Para que não ocupe muito espaço, o lixo deve ser compactado, ou seja, os papéis devem ser colocados em pilhas, as latinhas amassadas, as garrafas pet (plásticos), por exemplo, colocadas separadas, assim como os vidros.
O primeiro passo para o descarte correto do lixo é a coleta seletiva. Ela é feita de maneira bem básica com o lixo mais cotidiano da sua residência: basta separá-lo entre lixo seco (inorgânico) e lixo úmido (orgânico).
Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
O lixo precisa ser armazenado em algum depósito e é prejudicial ao meio ambiente, porque além de matéria orgânica, contém materiais inorgânicos que podem sujar as águas e podem ser tóxicos.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como: