Para diagnóstico, a mensuração do IGF-1), hormônio luteinizante e FSH, estradiol ou testosterona, TSH e tiroxina e prolactina também são úteis para o diagnóstico de hipopituitarismo. O início do hipopituitarismo é geralmente insidioso e a apresentação clínica é inespecífica com atraso importante no diagnóstico.
O hipopituitarismo é uma alteração rara na qual a glândula pituitária do cérebro, também conhecida como hipófise, não consegue produzir um ou mais hormônios em quantidade suficiente.
A síndrome de Sheehan se caracteriza pelo hipopituitarismo pós-parto secundário à necrose hipofisária decorrente de hipotensão ou choque em virtude de hemorragia maciça durante ou logo após o parto.
A glândula pituitária ou hipófise é uma pequena glândula localizada em um espaço ósseo chamado sela túrcica. A hipófise está conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre o cérebro e o sistema endócrino.
Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...
A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.
A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas.
Resposta do Dr. Mauro: Não é necessário o jejum para realizar o exame de prolactina, porém sempre converse com o seu médico, pois o laboratório sempre realizará o exame conforme a solicitação médica.
Nem todo exame de sangue deve ser feito em jejum Conheça alguns outros exames de sangue que não precisam de jejum: T4, livre, soro (T4L); hormônio folículo estimulante, soro (FSH); T3, soro (T3);
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido.