Cuidados com a Dracena arbórea – Dracaena arborea Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e bem drenado. Uma boa circulação de ar para as raízes é muito importante. As regas devem ser moderadas e profundas. Deixe o solo secar antes de regar novamente.
Se você quiser que a dracaena fique pequena e arredondada, use a tesoura de poda para cortar só a parte de cima o tronco. Faça o corte com base na altura que você quer que ela tenha, mas mantenha entre ¼ a ¾ do comprimento total. Isso encoraja o crescimento de novos galhos no topo novo do tronco.
Como escolher um Paisagista? É importante conhecer os trabalhos realizados e saber se há afinidade entre você e o Paisagista que pretende contratar. Consulte também a associação profissional do seu estado.
A poda, importante para o desenvolvimento da planta dracena tricolor, deve ser realizada quando as folhas inferiores estiverem secas. Por não crescer muito, você não precisa se preocupar em podar mais do que isso. Destaca-se muito quando plantada de forma isolada ou em grupos.
Poda: As podas são desnecessárias, porém quando suas folhas estiverem queimadas ou murchas, devem ser retiras. Se achar necessário faça uma poda de contenção para inibir seu crescimento.
De maneira geral, os agaves dispensam podas, mas em algumas espécies convém retirar os brotos laterais em excesso. As flores demoram de dez a 12 anos para brotar e surgem apenas uma vez na vida.
O solo encharcado favorece o apodrecimento das raízes. A planta adulta é tolerante à seca, mas próspera melhor com regas regulares durante as estações quentes. Em geral o agave não precisa de fertilizante, mas pode apreciar uma pequena quantidade de adubo líquido equilibrado NPK na primavera-verão.
Para que essa planta cresça com saúde você deve cultivá-la num local com sol pleno. O solo deve ser fértil e drenável, as regas devem ser feitas com regularidades. Quando o clima é quente essa planta cresce com mais facilidade.
Como cresce bastante para os lados e para cima, o guaimbê precisa de espaço. podas não são aconselháveis. “Retire apenas as folhas amareladas”, indica a paisagista. Como prefere sol,a planta desmistifica o fato de que as folhas expostas à luz excessiva ficam mais claras.
Se você tem em casa alguma planta de talos macios, como a coração-magoado, o filodendro e a hera, pode podá-la com as mãos regularmente. Use o polegar e o indicador para remover a ponta de um talo, acima do nódulo (ou seja, o ponto em que a folha se prende à planta).
Cuidados com o Guaimbê – Philodendron bipinnatifidum Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica. O solo deve ser bem drenável e mantido úmido, mas não encharcado, uma maneira de aumentar a umidade é molhando sua folhas.
Como cultivar: É cultivado em vasos, isoladamente ou em grupos formando maciços, em jardins a meia-sombra ou a pleno sol. Com a idade formam-se diversas brotações no caule espesso à maneira de uma touceira. Como reproduzir: Pode ser multiplicada por sementes e pelas brotações laterais.
Planta da Mata Atlântica, hoje encontrada em todo o Brasil. Também conhecida como cipó imbé ou bananeira de macaco. Tem muitas variedades e é usada em jardins e vasos.
Significado de Guaimbé substantivo masculino [Botânica] Planta arácea, medicinal, que cresce sobre as árvores, fixando-se a elas por longas raízes adventícias, também chamada guaiambé e guambé (Philodendron squamiferum).
Deve ser cultivada preferencialmente sob meia sombra ou luz filtrada, em solo fértil, humoso, enriquecido e irrigado frequentemente. Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio das regiões subtropicais ou temperadas do sul do Brasil.
Não precisa de poda, somente limpeza de folhas secas e murchas. Use luvas ao manuseá-la, pois sua seiva pode causar irritação e alergia na pele. Exige: Deve ser cultivada sob meia-sombra. Gosta de solo úmido, mas não encharcado.
PLANTIO Pode ser em qualquer tipo de solo, desde que seja bem aerado e não acumule água em excesso. Como os filodendros gostam de umidade, regue as plantas com regularidade duas vezes por semana durante o período de crescimento e uma vez a cada sete dias, pelo menos, após o completo pegamento das plantas.
Como cultivar filodendro-brasil O filodendro deve ser cultivado em meia sombra / luz difusa e solo fértil. O solo em que será cultivado deve ser enriquecido de matéria orgânica e é importante que a irrigação seja feita com frequência. É uma planta que gosta da umidade e de calor, não suportando geada e ventos fortes.
A planta Filodendro cara-de-cavalo não se adapta bem se for cultivada no mesmo vaso com mais plantas. Ela precisa estar isolada. Ela não suporta a luz do sol. Por isso, deve ser cultivada no interior de ambientes e, se for plantada em algum lugar no exterior, como em jardins, precisa estar em lugar sombreado.
Imbé gosta de umidade, sombra e solo adubado Mantenha esse substrato úmido até que surjam novas raízes e vá conduzindo a planta com um tutor, um muro ou um cilindro de tela plástica recheado de musgo floral.
A melhor maneira de como fazer muda de pacová é por meio de sementes ou separação das raízes. O ideal é que a separação seja feita com plantas mais velhas, que tenham o caule aparente.
Rega: a rega do pacová deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana, ou quando você perceber que o substrato está seco, pois esse tipo de planta se dá bem em solos úmidos. Porém, é preciso tomar cuidado com o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes.
Se as folhas da sua zamioculca estão ficando amareladas, é sinal de que alguma coisa está errada. O erro mais comum é o excesso de umidade - é provável que você esteja regando sua planta com água demais ou com muita frequência. Retire a parte amarelada da planta, replante-a em outra terra e veja se há melhora.