Essa via é utilizada para infundir medicamentos diretamente na veia. Deve-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se as articulações.
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.
Parenteral: É a administração do medicamento através dos injetáveis: Endovenosa, muscular, subcutânea e intradérmica. Finalidade: •Absorção de drogas por via parenteral. Obter uma absorção mais rápida do que pela via digestiva e subcutânea. Aplicar drogas contra-indicadas por outras vias.
Figura 4: (A) Forma correta de aplicação da injeção subcutânea. A pele deve ser puxada para formar uma prega e deve-se introduzir a agulha paralelamente ao corpo do animal, de cima para baixo, permitindo a injeção no tecido subcutâneo e evitando refluxo do líquido.
Inserir completamente a agulha na prega, num ângulo de 450 a 90º, com um movimento rápido e firme; Empurrar o êmbolo da seringa até que todo o conteúdo seja liberado; Esperar cerca de 10 segundos e retirar a agulha de pele, soltando a prega da pele depois de remover a agulha.
Como aplicar a insulina
Se a aplicação for de dois tipos de insulina, a injeção pode ser realizada no abdômen, braço, coxa ou nádegas....A velocidade com que a insulina é absorvida pelo organismo segue a seguinte ordem: