Assim como a introdução, o fim deverá ocupar uma pequena parte do texto. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. Na conclusão, nossas ideias propõem uma solução.
Frases-modelo para iniciar a conclusão
Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão. 5. Objetividade: Não se esqueça da objetividade: o enfoque do assunto deve ser direto, sem rodeios.
Não existe nenhuma regra que exija que sua redação tenha 4 parágrafos, mas essa é uma dica que a gente dá tendo em vista que a maior parte das redações nota mil do Enem apresentam dois parágrafos de desenvolvimento. Na imagem abaixo você encontra o esqueleto de uma redação.
Um texto dissertativo-argumentativo pede 1 paragrafo de introdução e 1 parafrafo de conclusão, ja os argumentos que são a parte mais importante, podem ter de 2 a 3 paragrafos!! Com toda a certeza sim!
Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
Por exemplo: Conectivos que expressam ideia de soma: e, nem, também, não só… mas também, assim como, como também, ademais, outrossim, além disso, etc. Conectivos que expressam ideia de conclusão: logo, portanto, então, assim, enfim, por isso, por conseguinte, de modo que, etc.
Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.