Em português, Andon significa sinal. É uma ajuda visual que alerta e destaca onde a ação é necessária. Pense, por exemplo, em uma luz intermitente em uma fábrica que indica que a linha foi interrompida por um dos operadores devido a alguma irregularidade.
A técnica Poka yoke consiste na aplicação de mecanismos que evitam erros e defeitos na produção e no desenvolvimento de atividades. O Poka Yoke previne erros e defeitos ao longo do processo de produção e no caso das empresas varejistas, no atendimento.
Quando traduzimos a palavra Andon para o português, ela quer dizer lâmpada ou sinais com luz, sendo a principal característica deste sistema. Ele cria alertas visuais por meio de luzes que destacam onde é necessário agir, por exemplo, por alguma falha durante a produção.
Assim podemos dizer que o Jidoka consiste em 4 passos importantes:
A tradução de gemba é “lugar real”, ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições).
Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa o "verdadeiro lugar". Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas acontecem na fábrica. Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo.
O conceito é simples, mas muito interessante para aqueles que buscam constantes melhorias na gestão de processos. Isso porque Gemba, palavra de origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do cenário empresarial, pode ser definida como o local onde as coisas realmente acontecem.
Os Sete Desperdícios do Lean Manufacturing são:
Acontece quando a empresa possui estoque(s) de produtos acabados ou semiacabados maior(es) que o mínimo necessário. De modo geral, esse desperdício representa a ocupação de grandes áreas, manutenção dos itens estocados, além de necessidade de inventários, entre outros.
A seguir, saiba como evitar os 8 tipos de desperdício do Método Lean.
8 desperdícios do Lean Manufacturing
O desperdício ocorre quando há movimentos desnecessários do corpo ao executar uma tarefa. ... Esse desperdício se refere aos processamentos que não agregam valor ao item que está sendo produzido, tais como etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto ou que excedem a qualidade pedida pelos clientes.
O consultor do Sebrae de São Paulo, Anderson Santos, preparou um roteiro com dicas para te ajudar a identificar possíveis fontes deste problema:
Pode ocorrer por estratégia da empresa para manobrar problemas de lote elevado, flexibilidade de equipamentos, setup longo ou conhecida falta de qualidade no planejamento de produção. Também ocorre por cobrança inadequada sobre volume sem observar assertividade.
Superprodução. Pode ocorrer por falta de layouts celulares, atividades que requerem grande movimentação executada por poucas pessoas, falhas na alimentação e disponibilização de recursos e informações.
Layout celular Limitações : O controle da produção torna-se mais complicado. Aumento do trabalho em processo. Requer uma alta habilidade dos funcionários em relação ao layout do produto.
Layout celular É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem.
Tipos básicos de arranjo físico
Segundo Slack et al., (2008), há 4 dimensões, os chamados 4Vs da Produção, que podem ser usados para distinguir diferentes operações. São elas: volume de output, variedade de ou- tput, variação da demanda do output e grau de contato com o cliente envolvido na produção do output.
Layout por Processo se refere ao arranjo sequencial dos recursos, conforme as necessidades de determinado produto.