“Jesus, tanto amaste as crianças e por elas tiveste muita atenção. Ainda sou criança, mas já creio em ti, Jesus. Sei que és o meu Salvador e sei também que a minha vida só tem sentido em ti. Ensina-me, ó Jesus, a ser obediente aos meus pais, a gostar de estudar, a ser participante da santa missa.
"A Paz" foi uma versão feita por Nando (vocal e baixo), integrante do Roupa Nova, da música "Heal The World", grande sucesso de Michael Jackson. A canção traz uma linda mensagem de paz, incentivando a busca por um mundo melhor para as gerações futuras.
A música traz a mensagem que a vida é um trem-bala que passa e devemos aproveitar os pequenos momentos com as pessoas que amamos.
Representa a esperança, que tudo vai se resolver quando o sol nascer, ou seja, no outro dia. 5. Observe o título da canção: “Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez?
O nome "sol" é empregado metaforicamente/ em sentido figurado, não próprio./ Pense nas características dessa estrela e explique o sentido do sol no contexto, isto é, o que o sol representa na canção!
Clave, do latim “clavis”, significa chave, e a clave de sol aponta a posição da nota sol na pauta. De acordo com essa indicação, sabe-se a ordem de leitura do restante das notas.
As claves mais utilizadas são a de sol (para representar registros mais agudos), e a clave de fá (para representar os registros mais graves).
Utilizam-se atualmente três claves: a Clave de Sol, a Clave de Dó e a Clave de Fá. Instrumentos tais como a flauta, violino, violão, clarineta, e vozes agudas tais como soprano, contralto e tenor utilizam a Clave do Sol. Esta clave é utilizada para representar notas da região médio-aguda.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
As notas musicais são escritas nas chamadas "pautas musicais" ou "pentagramas". São conjuntos de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam, entre si, quatro espaços onde são escritas as notas musicais.
É um Em. Levando em consideração que você está tocando as notas (do grave pro agudo): E, B e G. Se tivesse a nota D, seria um Em7.
Se o Dó é a 1ª nota musical, porque o acorde “A” é o Lá?
pentagrama
Resposta: O som através das figuras das notas musicais e silêncio através das figuras das pausas. Explicação: Cada figura tem sua respectiva pausa, que equivale ao mesmo valor da nota.
Por exemplo 4/4 indica que há quatro pulsos por compasso e a semínima (1/4 de uma semibreve) é a unidade de tempo. Este é o tempo mais usado e representa abreviadamente uma fórmula de 4/4.
SINAIS DE REPETIÇÃO – SINAIS DE ABREVIATURA Os principais sinais para determinar a repetição de um trecho de música são: “Da capo”, “ritornelo”, e as expressões “1ª e 2ª vez”.
Semifusa
Como funcionam as notas musicais atualmente: Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
Semibreve: Ela irá durar metade da breve e o dobro da mínima, que é a figura seguinte. Essa é a figura que é utilizada como padrão para para a duração das outras figuras musicais, ou seja, quando ela é dividida por 2, 4, e assim por diante, é que obtemos o tempo das figuras subsequentes.
Os valores das notas mais usadas na escrita musical moderna são sete. Semibreve -- é a maior duração, vale quatro quartos de tempo. Mínima -- vale dois quartos da semibreve, a metade desta. Semínima -- vale um quarto da semibreve.
A duração de cada uma destas figuras depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Em um compasso 4/4, por exemplo, a unidade de tempo é a semínima (1/4 de uma semibreve) e há 4 pulsos em cada compasso.