Contabilidade ambiental, portanto, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente. ... A contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais e governamentais.
Portanto, a participação da Contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando a classe empresarial a implementar, em sua gestão empresarial, a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica.
A contabilidade ambiental orienta a alocação racional de recursos, uma vez que os investimentos são baseados em indicadores precisos. ... Para promover o funcionamento ideal dos negócios, os contadores ambientais medem e comunicam o impacto econômico que uma empresa terá sobre o meio ambiente.
A identificação e mensuração dos custos sociais são consideradas um dos principais desafios, atualmente, para a Ciência Contábil, por isso devem ser objeto de estudos mais aprofundados. A contabilidade ambiental possui um grande potencial de aplicação dentro de um sistema contábil, seja ele público ou privado.
Confira, abaixo, uma lista dos cinco problemas principais que você pode encarar dentro da sua empresa ou, mais especificamente, no setor de contabilidade.
É proibido ao contabilista profissional: fazer depreciação contra colegas, contra sua classe contábil, assinar documentos de outros sem ter participação, quando for impedido de praticar a função, exerce-la ou facilitar para terceiros ou não habilitados para a pratica contábil, nunca ir em desacordo com a legislação, ...
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Qual o objetivo da contabilidade? ... Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, você e sua empresa precisam da contabilidade para projetar o crescimento do negócio de forma estratégica.
Comentário: A contabilidade controla e registra o patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.
Como você pode perceber, a principal função da contabilidade gerencial é gerar informações para a tomada de decisões, no entanto, a sua importância não para por aí. Ela também fornece uma espécie de fotografia, um demonstrativo real da situação financeira e patrimonial de uma empresa.
De acordo com Henrique (2008), as ferramentas da contabilidade gerencial são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Elaboração de Índices Financeiros e Econômicos (através do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado) e a Demonstração de Fluxo de Caixa.