os indígenas. falta de terras e de produtividade. Estes problemas, muitas vezes, acarretam o alcoolismo que, por sua vez, impulsiona o suicídio.
Na sua opinião Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas nos dias de hoje
Em geral, quanto às dificuldades para regularização, ou as terras já ocupadas por índios são alvo do interesse de terceiros (latifundiários, extrativistas, mineradores, responsáveis por grandes empreendimentos como a construção de hidrelétricas , etc.), ou aquelas reivindicadas pelos índios já estão em posse de não ...
De 2018 para 2019, houve aumento em 16 das 19 categorias de agressões, que incluem racismo, expropriação de terras indígenas e omissão do poder público. As categorias são enquadradas em três grandes grupos, que são “Violência contra o patrimônio”, “Violência contra a pessoa” e “Violência por omissão do poder público”.
Principal motivação para invasões é a exploração ilegal de madeira e desmatamento. Os casos de violência contra indígenas dobraram entre 2018 e 2019 e as invasões de suas terras cresceram 135% no mesmo período, de acordo com um novo relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgado nesta quarta-feira (30).
A principal motivação para as invasões é disponibilizar estas terras para a exploração pelo agronegócio, pelas mineradoras, pelas madeireiras, dentre outros segmentos.
A posse de terra é, segundo a Pesquisadora Melissa Volpato, a principal causa de conflitos nas comunidades. Muitas terras indígenas são invadidas e têm seus recursos naturais explorados ilegalmente.
Há 73 anos era celebrado, pela primeira vez, o Dia do Índio no Brasil. Implantado no dia 19 de abril, a data prevê a conscientização e valorização da cultura indígena no país. Apesar disso, especialistas ouvidos pelo G1 afirmam não haver motivo para celebração e que indígenas são tratados como "subcidadãos".