As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio.
As algas são seres vivos uni ou multicelulares e autotróficos. Possuem clorofila a - que auxilia na fotossíntese - clorofilas acessórias e pigmentos. Seu corpo, com tecidos verdadeiros ausentes, é chamado de talo. ... As algas unicelulares costumam ser componentes do plâncton: comunidade de organismos que flutuam na água.
As feofícias ou algas pardas são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizoides, cauloides e filoides. ... Algas pardas reproduzem-se sexuada e assexuadamente e muitas espécies apresentam alternância de gerações (metagênese).
Principais grupos de algas Há três filos que agrupam exclusivamente algas unicelulares: as diatomáceas (Bacillariophyta), os dinoflagelados (Dinophyta) e os euglenóides (Euglenophyta).
As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários. Elas são organismos fotossintetizantes e eucariontes, normalmente unicelulares, mas existem representantes pluricelulares.
Reino Protista
As algas estão com suas raízes apegadas as rochas. Possuem particularidades em sua raiz que não absorve água para o uso da planta em questão, por essa razão sua função é de manter a planta grudada a rocha, que são os chamados Haptério (aparência de talo) e os Rizóide (são filamentos).
alga marinha {feminino} seaweed {subst.}