Diagnóstico e classificação. Passa a ser considerada hipertensão arterial sistêmica a presença de PAS ≥ 130 mmHg e/ou PAD ≥ 80 mmHg. Não mudam as recomendações sobre técnica e momento da medida da pressão arterial, mas é incentivado o uso de medidas ambulatoriais, seja por MAPA ou MRPA.
Portanto, a medida da pressão arterial é o elemento-chave para o estabelecimento do diagnóstico da hipertensão arterial....Capítulo 1.
Na hipertensão leve (estágio 1), os pacientes enquadrados nos grupos de risco A e B são elegíveis para ser tratados unicamente com modificações no estilo de vida por 6 a 12 meses. Se, nesse período de acompanhamento, a pressão arterial não for controlada, o tratamento medicamentoso deverá ser considerado.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença.
- Mecanismo de Ação Os betabloqueadores apresentam mecanismo de ação comum entre seus tipos, o bloqueio dos receptores beta-adrenérgicos, porém com perfis farmacológicos diferentes, inibindo as respostas inotrópicas e vasoconstritoras à ação da epinefrina e da norepinefrina nos receptores beta-adrenérgicos β1 e β2.
VASODILATADOR PERIFERICO