Pensamento. Segundo Jean Piaget, o pensamento é um processo cognitivo que ocorre quando um indivíduo utiliza o seu raciocínio, geralmente para a resolução de um problema. ... Podemos pensar sobre algo que percebemos (percepção), sobre algo no qual estamos focados (atenção) ou sobre algo de que lembramos (memória).
Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir ...
Processos Cognitivos: Esta linha tem por objetivos desenvolver pesquisas no âmbito dos processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória), podendo ou não estar relacionados a processos superiores (linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc.).
Para Piaget (1983), a cognição humana é uma forma de adaptação biológica na qual o conhecimento é construído aos poucos a partir do desenvolvimento das estruturas cognitivas que se organizam de acordo com os estágios de desenvolvimento da inteligência.
Cognição é uma função psicológica actuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. ... Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção.
Esses processos incluem atenção, percepção, aprendizagem, memória, linguagem, resolução de proble- mas, raciocínio e pensamento. Podemos definir psicologia cognitiva como o objetivo de compreender a cognição humana por meio da observação do comportamento das pessoas enquanto executam várias tarefas cognitivas.
Os exercícios cognitivos têm como objetivo a estimulação de funções como memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas, a partir da realização de tarefas orais e escritas.
São eles: jogos de desafio, jogos de tabuleiro e jogos cognitivos eletrônicos. ... Os jogos cognitivos eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos como memória, raciocínio lógico, cálculo, criatividade, resolução de problemas e atenção, por exemplo.
Cada uma das sessões teve três partes: 1) exposição teórica sobre as funções cognitivas e o processo de envelhecimento; 2) execução de exercícios práticos, por exemplo, ver figuras de rostos e identificar sua emoção (atenção focada); 3) discussão de tarefas realizadas ao longo da semana.
7 maneiras de estimular a memória em idosos
Fazer palavras-cruzadas e sudoko, ler, manter-se atualizado pelos noticiários, pintar, brincar com jogos que exigem raciocínio, como dominó, jogo da memória, damas, xadrez, entre outros, são algumas das atividades que auxiliam e que podem ser feitas em casa, com familiares e amigos.
Para os cientistas, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um "disco rígido de computador" que, repleto de dados, demora mais tempo para acessar suas informações. Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.