A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
Normalmente, os profissionais pedem para os pacientes utilizarem a contenção inicialmente durante 24 horas por dia. Após observarem estabilidade no tratamento, eles diminuem o uso para apenas noturno, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho móvel.
O aparelho é moldado de acordo com os seus dentes e, para colocá-lo, deve ser encaixado nos dentes e pressionado até que fique firme.
6 cuidados com o aparelho móvel
É normal depois de ficar algum tempo sem o aparelho móvel que os dentes se movimentem, dificultando o encaixe e proporcionando uma sensação de que ele está muito apertado. Mas pode continuar usando mesmo assim.
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água destilada e utilize-a para limpar seu aparelho móvel, com o auxilio da escova de dentes, enxaguando em seguida; Deixe o dispositivo imerso em vinagre de dois a cinco minutos, esfregando levemente, após atingido o tempo, com uma escova de dentes.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico A dor do ajuste representa a movimentação dos dentes causada pela força aplicada. O normal é que essa dor dure até 5 dias.
E mesmo que seja uma reação comum da borrachinha, procure seu dentista para aliviar o incômodo. Muitos pacientes no início têm dificuldades em mastigar certos alimentos. Por isso, além de tomar a medicação, prefira refeições mais líquidas ou pastosas nos primeiros dias, como sopa ou legumes amassados.