A formação das diferentes células, além das variações de pressão, decorre do fato de a incidência dos raios solares não ser homogênea. Próximo à Linha do Equador, o calor do sol é mais forte e, à medida que se aproxima dos polos, essa intensidade vai diminuindo.
Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra. A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.
Circulação geral da atmosfera A circulação geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superfície do solo. As diferenças de temperatura dos pólos e do equador, da terra e do mar vão originar movimentos do ar que são muito importantes no tempo meteorológico.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Resposta: O ar sempre se desloca do ponto onde a pressão é mais alta para onde ela é mais baixa. Isso explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente. ... Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa.
A brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra. ... À noite, o movimento se inverte.
Resposta: O calor específico da água do mar é maior que o calor específico da areia, portanto demora mais para aumentar sua temperatura pela manhã. Porém, no fim da tarde, a areia perde temperatura mais rápido e o mar demora mais para perder a energia térmica que recebeu ao longo do dia.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor – enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas.
Resposta. Pois o calor específico da água é maior. ... Já a areia, com o calor específico menor por ser porosa aquece mais rapido, mas libera o calor absorvido muito mais rápido do que a água.
Por que, quando estamos na praia durante o dia, percebemos que os ventos sopram da água para a praia e à noite esse sentido é invertido? Durante o dia, a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.
Resposta. Durante o dia o solo se aquece mais que a água do mar, ocasionando uma área de baixa pressão sobre o continente; fazendo com que o vento seja soprado para praia . ... A temperatura, na água, fica maior que a do solo, ocasionando um centro de baixa pressão do mar, que origina uma brisa do continente em sua direção ...
Resposta: É tudo uma questão de pressão. Isso explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente. ... Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra.
Os ventos sopram do mar para a terra durante o dia por causa do forte vendo que vem do oceano, isso se chama Brisa marítima . Os ventos sopram da terra para o mar, por causa que a superfície da terra esfria mais rápido que a do oceano, e esse vento frio vai para o mar, isso se chama Brisa terrestre .
Resposta. A brisa que vai da terra para o mar, chamamos de brisa terrestre. Ocorre por convecção.
O ar sempre se desloca de zonas de maior pressão para zonas de menor pressão. Como a terra aumenta sua temperatura mais rapidamente que a água, de dia temos uma maior temperatura no continente em relação a água do mar. Sendo assim, temos uma zona de maior pressão no oceano e menor pressão no continente.
Resposta. Assim como os outros tipos de ventos, as brisas marítimas e terrestres são deslocamentos de ar provocados pela diferença de pressão entre duas regiões da atmosfera – sempre das zonas de alta pressão (anticiclonais) para as zonas de baixa pressão (ciclonais).
A temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela deixando-o mais leve e tornando a pressão atmosférica menor do que sobre o oceano. ... “Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa, formando a brisa terrestre”, acrescenta.
Como as massas de terra são aquecidas pelo sol mais rapidamente do que o oceano, o ar em cima delas ascende e cria uma baixa de pressão no solo que atrai o ar mais fresco do mar: o que se chama uma brisa marítima.