Segundo a veterinária e especialista em comportamento animal Ceres Faraco, "há indícios arqueológicos de que a domesticação tenha iniciado no período da era glacial, há cerca de 500 mil anos. A motivação inicial parece ter sido a caça compartilhada, pois a parceria com os cães facilitava a busca das presas".
Hábitos e rotinas positivas para o cachorro
Conheça alguns hábitos importantes para manter seu cachorro saudável
Arroz, frango, legumes e verduras podem ser uma opção mais saudável. Na opinião da veterinária Tatiane Hato, a alimentação caseira é a melhor alternativa para os cachorros, desde que seja preparada corretamente. Ela explica que quase tudo que os humanos comem, cães também podem comer.
Segundo Letícia, no Brasil, a maioria dos donos usa o sachê para cachorro como “molho” para a ração. Ela explicou que a mistura com a ração é uma boa saída porque, além de deixar a refeição mais saborosa, facilita a mastigação do alimento seco e ajuda na limpeza dos dentes.
Ao contrário do que alguns pensam, os sachês para gatos têm nutrientes balanceados para a dieta de cães e gatos e, por isso, não fazem mal aos nossos pets. Muitas pessoas utilizam a ração úmida como petisco, ou seja, como um agrado para o peludinho.
Coloque um terço de uma banana para cada 1½ copo de ração. Corte-a em pedaços, amasse-a e misture-a aos grãos. Ela não apenas traz mais variedade e acrescenta um pouco de açúcar natural à comida, como mantém o estômago do animal equilibrado. Frutas também são muito úteis na hora de dar comprimidos aos pets.
Uma dica é colocar primeiro uma pequena parte da porção seca costumeira junto com um terço do sachê de ração molhada. O cão ou o gato vai demonstrar na hora se gostou da refeição. E, em caso positivo, vai pedir mais! Daí é só incluir o restante da ração molhada no potinho e misturar com a seca.