Durante o exame clínico da mordida cruzada anterior, deve-se verificar se existe espaço mésio- distal suficiente para a realização do movimento vestibular, se a sobremordida não irá interferir durante o descruzamento do dente e o estágio de formação radicular dos elementos envolvidos para que a correta terapêutica seja ...
Mordida cruzada - tratamento O tratamento ortodôntico passa, normalmente, pela colocação de um aparelho removível com parafuso expansor e, por vezes, molas (aparelho céu da boca) ou com a aplicação de um disjuntor palatino.
Entende-se por mordida cruzada posterior a relação anormal, vestibular ou lingual de um ou mais dentes da maxila, com um ou mais dentes da mandíbula, quando os arcos dentários estão em relação cêntrica, podendo ser uni ou bilateral8.
Para isso, é aplicado um aparelho sobre os dentes que fazer pressão constante para "puxar" ou "empurrar" os dentes, alinhando a mordida. Dependendo do grau de alteração da mordida e da idade, este tipo de aparelhos pode ser usado entre alguns meses até vários anos, variando bastante de pessoa para pessoa.
O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível). Dentro do aparelho fixo, existem também variantes, nomeadamente a sua variante mais estética, chamada de invisalign, assumindo-se como uma alternativa aos brackets tradicionais.
Como deve ser a mordida correta? De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.
Mastigação errada pode causar perda de dentes, cefaleia e zumbido no ouvido. A mastigação é a função mais importante do sistema estomatognático, que é composto por ossos maxilares e mandíbula, dentes, articulação temporomandibular (ATM), músculos, lábios, bochechas, língua, nervos e vasos.
O uso do aparelho dentário é muito comum para corrigir o problema de dentes grandes. Em alguns casos, é preciso que o dentista extraia alguns para que haja espaço na arcada, a fim de todos os dentes se encaixarem e ficarem alinhados. A vantagem do aparelho é que há diversos modelos disponíveis no mercado.
Quanto tempo um dente encavalado volta pro lugar? O tratamento dependerá muito da situação da arcada dentária e demorará entre 12 e 36 meses. O dentista irá fazer análises mensais para verificar o evolução do tratamento do aparelho em dentes encavalados.
A dor do ajuste representa a movimentação dos dentes causada pela força aplicada. O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Etapas-chave do tratamento ortodôntico