Home office causa dores físicas e afeta o bem-estar e a saúde mental. Os efeitos do home office na saúde do trabalhador podem ir além da fadiga e das dores no corpo. Quase metade dos respondentes (45,63%) de um estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas) apresentou baixo nível de bem-estar e saúde mental.
A saúde mental no trabalho A Saúde Mental é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.
E, naturalmente, é sempre importante procurar hábitos saudáveis de vida, como evitar o uso de tabaco, ter hábitos adequados de alimentação e sono, evitar o excesso de bebida, cultivar relacionamentos afetivos estáveis, praticar lazer e buscar enfim uma boa qualidade de vida.
Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?
Se você teve uma doença ou sofreu um acidente que o deixou impossibilitado de exercer sua profissão, é obrigação da empresa cobrir seu afastamento do trabalho durante o período de até 15 dias, pagando normalmente seu salário.
Rotinas exaustivas, pressão por excelentes resultados e a necessidade de melhorar continuamente o desempenho. Esses são apenas alguns dos fatores que geram estresse aos trabalhadores e afetam sua qualidade de vida e podem causar uma grave doença: a depressão.
Os gatilhos da depressão