Saúde física e psicológica Assim como os ambientes insalubres prejudicam a saúde do colaborador, locais de trabalho negativos, nos quais o profissional vive o tempo todo sob pressão e estressado, também são prejudiciais à saúde psíquica do colaborador.
Os profissionais de enfermagem devem realizar de forma adequada, atividades de educação ambiental para a população atendida nos serviços de saúde, no intuito de transformar a realidade e incentivar a responsabilidade ambiental através de comportamentos ecologicamente corretos.
Nos hospitais, as questões ambientais têm várias soluções sustentáveis como: a coleta seletiva do lixo, economia dos insumos (água, energia elétrica e gás), realização de campanhas e treinamentos para os funcionários do hospital.
A vigilância ambiental em saúde também estende sua atuação sobre fatores biológicos representados por vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos, bem como fatores não biológicos como a água, o ar, o solo, contaminantes ambientais, desastres naturais e acidentes com produtos perigosos.
O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública, afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com ...
A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.