Axiologia é o estudo de valores, uma teoria do valor geral, compreendido no sentido moral. Como descreveram Max Scheler e Heinrich Rickert, na Alemanha, e Ruyer e R.
Mas por que os valores morais são tão importantes na sociedade? ... Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.
A ética normativa pode ser entendida como uma investigação racional, ou ainda uma teoria, sobre os padrões do incorreto e do correto, do mau e do bom e do mau, respeitando o carácter e também a conduta, que determinada classe de indivíduos tem como dever aceitar.
A ética normativa não indaga por aquilo que é, mas por aquilo que "deve ser". A ética normativa é a ética do dever, pois desenvolve critérios para o juízo moral. ... Quando se fala de ética descritiva, entende-se a apreensão empírica e descritiva da moral existente, ou seja, descrevem-se atitudes e convicções morais.
Contrasta com a ética prescritiva ou ética normativa, que é o estudo das teorias éticas que prescrevem como as pessoas devem agir, e com a meta-ética, que é o estudo de quais termos e teorias éticos realmente se referem. ...
A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. ... Teleologia significa o “estudo do fim”; aliás, “teleos” significa fim, o fim da acção.
A teleologia (do grego τέλος, finalidade, e -logía, estudo) é o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.