Como interpretar a análise química do solo
Como calcular a CTC do seu solo?
As cargas negativas dependentes de pH variam conforme o pH do solo. ... São originadas pela adsorção ou dissociação de íons H+ de grupos funcionais da matéria orgânica, da bordas dos argilominerais e dos óxidos de ferro e alumínio, que são abundantes nos solos tropicais.
ácrico: condição química de um solo extremamente intemperizado, e que possui no horizonte B baixos valores de retenção de cátions RC (menor ou igual a 1,5 e delta pH positivo ou nulo, ou RC menor ou igual a 1,5 e pH KCl maior que 5.
O método pH-SMP é um método de análise e correção de acidez do solo, que se baseia no poder tampão do solo. A sigla que identificam o método se referem aos criadores do método: Shoemaker, Mac lean e Pratt (SMP).
V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+). 100]/T; T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.
PRNT = (PN x RE) / 100 Ou seja, uma tonelada deste corretivo terá o mesmo efeito na neutralização da acidez do solo que 530 kg de carbonato de cálcio puro e, finamente moído, em 2 a 3 anos.
A princípio, a calagem deve ser realizada 3 meses antes do plantio da lavoura. O calcário deve incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 20 cm, pode ser distribuído manualmente (a lanço), ou com aração e gradagem (plantio convencional).
A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez. A aplicação de calcário (calagem) atua na acidez do solo e também há o fornecimento de nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas.
O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca. ... A calagem em excesso ou mal aplicada pode ter efeito negativo na disponibilidade de micronutrientes.