"Se uma pessoa não bebe água, é, sim, mais propensa a apresentar algum tipo de patologia, como doença renal crônica ou cálculo renal", explica Vieira.
Quando a urina fica clara demais, isso é um sinal de que ela está muito diluída. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é avaliar se você está tomando água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos desnecessários.
Urina esbranquiçada A urina esbranquiçada, também conhecida como albuminuria, pode ser provocada pela presença de infecção urinária severa, normalmente acompanhada de queimação ao urinar e febre.
Além da cor, o aspecto da urina pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente. Uma urina com excesso de espuma pode se sinal de doença renal. Já uma urina “leitosa” pode significar a presença de pus. Por fim, urina com odor forte pode indicar cálculo renal.
A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.