A seleção é a forma oficial de ingresso no primeiro semestre letivo na Universidade de Brasília. Em 2021, o processo substitui o Vestibular Tradicional, por conta da persistente pandemia de covid-19. Podem concorrer às vagas aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 2019 ou 2020.
O Vestibular da Universidade de Brasília, que tradicionalmente ocorre no meio do ano, para ingresso no 2º semestre letivo, será substituído excepcionalmente pelo processo seletivo Acesso Enem UnB. A seleção vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.
A Universidade de Brasília (UnB) lançou os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020. As inscrições vão de 11 a 29 de janeiro e as provas estão previstas para março (veja datas abaixo). ... Para alunos do 3º ano do ensino médio, a UnB oferece 4.
Esse valor considera as nove vagas de ampla concorrência. As pontuações mínimas para as sete categorias de ações afirmativas na UnB nesse curso variam entre 711,48 e 815,54 pontos. Medicina é o único curso oferecido na Universidade de Brasília e no DF com nota de corte parcial acima dos 800 pontos.
Podem concorrer às vagas aqueles que já possuem diploma de curso superior e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, 2015, 2016 ou 2017. Os candidatos poderão se inscrever entre 22 e 26 de janeiro, no site www.cespe.unb.br/vestibular/dcs_18_1_2, e a taxa é de R$ 100,00.
Inscrições na UnB com uso do ENEM Os candidatos podem se inscrever de duas formas, acessando o Portal da Cebraspe ou por meio da Central de Atendimento ao Candidato, disponível no número: (61) 3448 0100. As inscrições podem ser feitas até 3 de abril.
Os interessados deverão, necessariamente, ser alunos regulares em outra Instituição de Ensino Superior (IES), nacionais ou estrangeiras, à época da inscrição, além de comprovar o cumprimento de no mínimo 20% e no máximo 75% do total da carga horária exigida pelo curso na UnB.
Pelo site http://saa.unb.br/alteracao-opcao....A mudança de curso exige o cumprimento concomitante das seguintes condições:
Transferência facultativa destina-se ao candidato regularmente vinculado em outra Instituição de Ensino Superior/IES (matriculado em disciplinas, matrícula trancada ou participante de programa de mobilidade acadêmica regulamentados pela IES de origem) que deseja transferir-se para a UFG para o mesmo curso ou em cursos ...
O pedido de transferência deve ser realizado junto à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado no momento. Geralmente, o processo é feito na coordenação do curso, pois nesse departamento estão reunidos todos os dados acadêmicos do estudante.
A faculdade UFMG apresenta nota de corte média de 706.
Como entrar na UFMG Medicina? Atualmente a única maneira de conseguir se matricular no curso de Medicina da UFMG é via SiSU. Para isso, o candidato deve se inscrever no Enem do ano corrente e concorrer a uma vaga no SiSU.
FICHA TÉCNICA DA FACULDADE
Com mais de 850 pontos, 1° lugar geral da UFMG vai cursar Medicina.
“O vestibular é sempre muito difícil. Tem que se preparar e ir consciente do que já sabe, não adianta chegar lá e achar que vai acertar tudo”, diz.
A carga horário do curso é bastante elevada, mas não é uma exceção em relação a outros cursos de medicina do país. A estrutura da UFMG é muito boa; o campus é muito expandido e cheio de áreas verdes, trazendo uma sensação de conforto à rotina. São muitas salas de aulas amplas e com ar condicionado.
“Não seria correto fazer simplesmente uma conversão direta, por exemplo, por meio de uma regra de três. Enquanto a escala da primeira etapa do Vestibular varia de 0 a 64, a do Enem vai de 0 a 1000 pontos”, compara. O cálculo parte do resultado da média aritmética das notas das cinco provas do Enem.
Veja como as federais selecionam seus alunos
A maneira mais conhecida de entrar em uma faculdade federal é realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece anualmente. Grande parte das universidades federais utilizam a prova do Enem como forma de ingresso. Mas fazer o exame não é suficiente para concorrer uma vaga.
O ingresso à UFRGS é feito por meio do Concurso Vestibular (70% do total de vagas) e por meio do Sisu (30% do total de vagas). Para concorrer ao SiSU, é preciso ter feito o Enem do ano anterior e depois se inscrever no SiSU pelo site sisu.mec.gov.br .