Entenda os tipos de brocas:
aço carbono
São mais resistentes que as brocas de widea. Uma hora ou outra, a utilização de uma broca para metal será necessária. Para esse tipo de material, as mais comuns são: broca de aço rápido e a broca escalonada. Podem ser utilizadas em metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, cobre, latão, zinco e aço sem liga.
Ambas brocas, cobalto e titânio, são mais caras que brocas HSS (Broca de aço de alta velocidade), porem essas brocas são utilizadas para propósitos especiais, perfurar uma chapa de aço não é algo que você pode fazer com uma simples broca comum, é necessário uma broca para furar ferro feita de cobalto ou titânio.
HSS
Para usar este tipo de bucha, o ideal é fazer o furo na parede seguindo a especificação indicada na base da bucha. Se na bucha constar o número 8, use a broca de 8mm para perfurar a parede. Feito isso, coloque a bucha e aperte o parafuso até que esteja bem fixado.
Para que a instalação seja efetuada corretamente deve-se realizar o furo na parede de acordo com especificação contida na base da bucha, ou seja, se na bucha está escrito o número 6, deve-se utilizar a broca de 6mm para perfurar a parede.
Diâmetro da bucha: 8,0 mm. Comprimento da bucha: 40 mm. Diâmetro da broca a ser utilizada: 8,0 mm. Diâmetro do Parafuso: 4,5 a 6,1 mm.
No início o parafuso entrará facilmente. Rosqueie o parafuso na bucha e avalie se a mesma, no centro, ficou estufada. Isso indica o parafuso é o ideal para aquele tamanho de bucha. Atenção antes de colocar a broca!
PARAFUSO SEXTAVADO 5/16" X 75 MM COM BUCHA COM ANEL 12 MM E ARRUELA.
E a resposta é ainda mais simples: você escolhe a broca de acordo com o parafuso ou bucha que vai encaixar no furo! A bucha, a broca e o parafuso precisam ser todos do mesmo tamanho. Simples! Coloque a broca na cabeça da furadeira.
Parafuso Certo: Comprimento e Diâmetro Uma dica é escolher um parafuso com comprimento três vezes maior que a espessura da primeira peça. Já o diâmetro do parafuso deve ser pensado de acordo com o material que será furado. Para madeiras com 12 ou 15 mm, por exemplo, a dica é usar um parafuso com diâmetro de 3.
Na hora de decidir o tamanho do furo, o ideal é considerar o diâmetro da ponta da broca e não o do corpo. Se você acabou de comprar sua furadeira, este é provavelmente o tipo de broca que você mais irá utilizar, seguido pelas brocas de madeira.
Como furar porcelanato com broca diamantada
Tabela de Comparação das Melhores Brocas para Concreto para Furadeiras de Impacto
Segure a broca no local certo com uma mão e, com a outra, gire a chave do mandril no sentido horário para apertar as presilhas. Não se esqueça de apertar com firmeza para que a broca fique bem fixada. Remova a chave do mandril. Solte a broca e ligue a furadeira para fazer um teste antes de começar a usá-la.
Segure a furadeira pela empunhadura onde está o gatilho, com a mão direita se você for destro, ou esquerda, se for canhoto. Essa mão é a que vai ativar o aparelho, apertando o gatilho. A outra mão deverá ficar em formato de U para apoiar a frente da base da furadeira.
Empurre a broca, o mais possível, para dentro da abertura do mandril. Aperte o mandril (1). Verifique se a broca está bem ajustada no mandril (1). ou da ferramenta (retire o plugue de alimentação da tomada!).
Quando falamos em impacto, significa que ela tem a função martelete, própria para a realização de furos em paredes e concretos. Essa função é ativada com um botão de seleção, ou seja, quando ele não estiver selecionado, também pode perfurar outros tipos de superfícies, como a madeira.
O percutor é o instrumento empregado nas indústrias líticas, geralmente pré-históricas, para o lascamento (i.e., para a obtenção de lascas em sentido amplo).
O martelete (conhecido também como martelo demolidor), muito utilizado na Construção Civil, é um tipo de britadeira que serve para perfurar e romper o concreto de maior dureza, demolir colunas de concreto, vigas, pisos, abrir caneletas para passagem de tubulações, perfurar concreto asfáltico entre outras funções.
As furadeiras tipo martelete geralmente possuem as duas funções (furadeira ou martelo), e na função martelo, além do giro, imprimem percussões que ajudam a furar superfícies mais duras (o som do furo é bem diferente). É muito utilizada em alvenaria e concerto de baixa dureza para realizar furos.
Ao serem usados em uma superfície, os marteletes absorvem o impacto através de um mecanismo pneumático que gera uma compressão de ar que chega indiretamente na broca. Este mecanismo exige menos esforço de quem está manuseando a ferramenta, garantindo mais precisão praticidade e segurança.
Por ser um equipamento que produz vibrações, o martelete exige atenção redobrada no encaixe das peças. Antes de ligar a máquina, é fundamental verificar se os parafusos estão bem apertados. Outra medida de segurança importante é a observação de fios e canos de gás, água e esgoto que possam ser atingidos pelo martelete.
Tabela de Comparação dos Melhores Marteletes
Ambos, tanto o martelete perfurador quanto a furadeira de impacto, possuem a função de perfurar, mas a diferença reside nesta “taxa” de perfuração. Ou seja, a furadeira é destinada para superfícies que sejam menos duras, enquanto o martelete é empregado em superfícies mais duras.
Também são encontrados os marteletes rompedores de 5kg, indicado para a retirada de revestimento em rebocos e paredes, e os marteletes demolidores de até 13 kg, que são próprios para demolição de concreto magro e pequenas vigas.
Melhores marcas de furadeira
Tabela de Comparação das Melhores Furadeiras