“ Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais.
O PEB (Plano de Execução BIM) do inglês BEP (BIM Execution Plan), é um documento cuja finalidade é promover uma estrutura de trabalho e estratégias que conduzirá o projeto de forma eficiente; determinam-se, então, diretrizes, critérios e usos do modelo para todas as fases de projeto.
De acordo com o que é relatado no site buildingSMART International, o termo openBIM refere-se a “uma abordagem universal à colaboração para o projeto e a execução de edifícios com base em padrões e fluxos de trabalho abertos“.
Muitas interferências (clash detection) de um projeto só são percebidas durante a execução, promovendo acréscimos no tempo de execução e nos custos da obra. Geralmente isto acontece quando as obras são executadas sem a compatibilização dos projetos ou mesmo quando isto é feito pelo método tradicional.
O Plano de Execução do Projeto, PEP, é o guia utilizado pela equipe do projeto, com o objetivo de entregar os resultados acordados do empreendimento. ... Ou seja, trata-se de um documento elaborado durante a fase de estudo de viabilidade do projeto, mas com vistas à gestão durante a fase de implementação do mesmo.
8 passos para fazer um plano de ação
Para incluir um plano de execução para uma consulta durante a execução