Para a detecção de fraude são utilizadas avaliações de diversos parâmetros da qualidade do leite. Estas análises são realizadas em laboratório ou plataformas de laticínios. As análises para verificação da acidez do leite incluem a prova do álcool e alizarol e a determinação de acidez do leite – método Dornic.
Acidez. O leite logo após a ordenha, apresenta reação ácida com a fenolftaleína, mesmo sem que nenhuma acidez, como ácido láctico, tenha sido produzida por fermentações.
6.
Análise do alizarol A análise consiste em misturar volumes iguais de leite e de alizarol. A interpretação dos resultados se baseia principalmente na observação da formação ou não de grumos nas paredes do tubo. Além disso, deve-se observar a coloração da mistura.
Para avaliar a qualidade e integridade do leite são realizadas várias análises físico-químicas que serão vistas a seguir.
Um leite de qualidade precisa possuir as seguintes características e propriedades:
Quando se adiciona água ao leite, o ponto de congelamento aumenta em direção ao ponto de congelamento da água (0oC). O ponto de congelamento do leite dos animais da mesma espécie pode apresentar ligeira variação, mas o de um conjunto de animais tenderá sempre a se aproximar do valor médio.
A qualidade do leite é avaliada por parâmetros físico-químicos (estabilidade ao alizarol, acidez titulável, densidade relativa, índice crioscópico), de composição (gordura, proteína, extrato seco desengordurado) e por padrões higiênico-sanitários (contagem total bacteriana, contagem de células somáticas, detecção de ...
A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.
Devido à importância que representa na alimentação e a sua natureza perecível, é fundamental que seja realizado o controle de qualidade do leite por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, a fim de assegurar os requisitos mínimos de qualidade (PANCOTTO, 2011).
Estratégias de melhoria da produção de sólidos no leite
O Extrato Seco Total (EST) compreende todos os elementos do leite, menos a água e o Extrato Seco Desengordurado (ESD), compreende todos os elementos do leite menos a água e a gordura.
#1 Melhoramento Genético: Primeiro passo para aumentar a produção de leite. Um dos principais causadores da baixa produtividade do gado de leite é a qualidade genética do animal. Isto é, para que o animal possa produzir mais e com maior qualidade ele precisa antes de tudo ter uma boa genética.
Garantir os parâmetros acima pode ser resultado de algumas medidas, como por exemplo:
A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
Para aumentar a gordura do leite, a recomendação é de que a dieta contenha, no mínimo, de 25% a 33% da MS de FDN e de 14% a 18% de FDNfe. Essa combinação é suficiente para manter a ruminação e a produção de saliva (tamponante) em quantidades ideais e, consequentemente, adequado funcionamento ruminal.
Como diminuir a contagem bacteriana total do leite?
Termos muito comuns na produção de leite, a CCS (Contagem de Células Somáticas) e a CBT (Contagem Bacteriana Total) se referem a importantes parâmetros da qualidade do leite.
Algumas dicas para evitar a mastite na sua propriedade:
As células somáticas do leite são constituídas principalmente pelos leucócitos, também chamados de células brancas do sangue. ... No leite de vacas sadias e que não tenham registro de infecções da glândula mamária, é encontrado um pequeno número de células somáticas. Esse número é geralmente menor que 50.
É realizado um exame laboratorial, que identifica o número de células somáticas por mililitro de leite. Esse exame é usado para diagnosticar mastite subclínica em vacas. Mas também pode ser realizado para a análise do leite armazenado no tanque, nesse caso, o exame faz o diagnóstico do padrão de qualidade do leite cru.
O CMT (Califórnia Mastite Teste) é um teste muito empregado para identificar vacas com mastite subclínica na fazenda. Necessita de uma raquete contendo quatro cavidades e o reagente do CMT. Mistura-se o leite com o reagente, homogeneíza-se e faz-se a leitura após 10 segundos.
Células somáticas. As células somáticas são células diploides que formam todos os órgãos e tecidos do organismo. Em contraste, as células germinativas e as células estaminais não são células somáticas.
São as células não-sexuais. Elas são as células que compõem os órgãos, como fígado, pulmão, coração, entre outros. ... A principal característica da mitose é que as células filhas possuem o mesmo número de cromossomos que a célula mãe.
Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares. O número de cromossomos (n) difere em diferentes organismos, e em seres humanos, o conjunto completo (2n) compreende 46 cromossomos.
Células somáticas são células do corpo que formam tecidos ou órgãos do corpo (como a célula da pele) Célula reprodutora são capazes de se reproduzir. célula reprodutora feminina: óvulo célula reprodutora masculina: espermatozóide.
Uma célula somática normal na espécie humana possui no seu núcleo 2n cromossomos, ou seja, 46 cromossomos. 46 moléculas de DNA, cada uma com duplo filamento, uma para cada cromossomo. 23 moléculas de DNA, cada uma com duplo filamento, duas para cada cromossomo.
Células Germinativas: são as células responsáveis pela formação de gametas presentes nas glândulas sexuais femininas e masculinas . Células Somáticas: são quaisquer células do corpo que fornecem tecidos ou órgãos do corpo tal como a célula da pele .
Células germinativas são as células que originam os gametas, que por sua vez dão origem a todas as vidas que usam sexo pra reprodução. Nelas, estão contidos metade dos cromossomos de ambos os genitores, que irão se fundir no momento da fecundação, originando a primeira célula somática: o zigoto.