O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.
O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção.
A1 e A2 é a alimentação da bobina de seu contator. L1, L2, L3, são os contatos de potência do seu contator. Contatos com final 1 e 2 são contatos auxiliares fechados. Contatos com final 3 e 4 são contatos auxiliares abertos.
Significado de Contator substantivo masculino [Eletricidade] Dispositivo, de operação não manual, destinado a estabelecer e interromper frequentemente um circuito.
Partes principais de um contator:
Juarez Guerra, da Finder, ressalta alguns outros pontos de diferenciação desses dois dispositivos elétricos: “basicamente um contator tem a função de chaveamento de cargas importantes, já os relés são destinados à multiplicação de sinais”.
O relé é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos.
Relé de estado sólido: Vantagens Os relés de estado sólido são componentes eletrônicos com diversas vantagens em relação aos relés eletromecânicos como por exemplo: O relé de estado sólido não gera arco elétrico, devido a ausência de contatos físicos; ... Menor tamanho físico; Maior resistência à vibrações mecânicas.
O termo relé de estado sólido é a tradução da expressão em inglês Solid State Relay (SSR) e refere-se a dispositivos semicondutores capazes de desempenhar as mesmas funções dos relés eletromecânicos comuns e dos contatores,que nada mais é que o acionamento de cargas de alta potência com uma baixa potência de ...
Teste de um relé de estado sólido Ajustando o multímetro no modo “teste de diodo” coloque as pontas de prova nos termina A1(+) e A2(-). O dispositivo irá aplicar uma tensão mínima para a condução do semicondutor, se o componente estiver danificado, o multímetro exibirá 0 ou uma indicação de circuito aberto.
As conexões são simples, sendo preciso apenas duas ligações para o funcionamento do relé: um sinal de comando e uma ligação com a carga. O recomendado é que, na ligação com a carga, seja utilizado um fusível de proteção ultra-rápido, visando proteger a instalação.
Sintomas de um relé de partida ruim ou com falha
R$ 45,59 À vista no boleto!
Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida. Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.
Tem combustível, a bomba está funcionando, a bateria está carregada, o motor de partida funciona e a moto não pega! Então deve ser problema elétrico. Se a bateria está boa é sinal que a eletricidade não está chegando na vela. Só tem um jeito de conferir: retire a vela, coloque no cachimbo e deixe perto do motor.
Escova Motor Arranque (9) R$ 40,74 À vista no boleto!