No ciclo lisogênico, o vírus não se reproduz imediatamente, em vez disso, combina as suas instruções genéticas com as da célula hospedeira. Uma vez infectada, a célula continua as suas operações normais, como a reprodução e o ciclo celular.
No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.
O profago é o nome atribuído ao pedaço de material genético alheio (vindo, normalmente, de um tipo de vírus denominado bacteriófagos) que se integra ao DNA da bactéria. Desse modo, quando ela se reproduz, esse pedaço também é copiado, estado presente nas bactérias "filhas".
A transcriptase reversa é uma enzima que realiza a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA. Também é chamada de DNA polimerase RNA-dependente. Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA. A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus.
01 - A transcriptase reversa é uma enzima que realiza a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA. Também é chamada de DNA polimerase RNA-dependente. Essa enzima permite uma condição única, pois a transcrição ocorre, naturalmente, no sentido de RNA para DNA. A transcriptase reversa é encontrada em retrovírus.
As enzimas são proteínas globulares especializadas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações químicas do organismo. É importante destacar que algumas moléculas de RNA, conhecidas como ribozimas, atuam como enzimas.