Sigmund Freud (1856-1939) descobriu a hipnose quando assistiu a uma demonstração do magnetizador Hessen. Tempos depois, após gozar de certo prestígio com os estudos sobre o poder anestésico da cocaína, Freud recebeu uma bolsa de estudos para conhecer o trabalho, desenvolvido em Paris, do grande neurologista Charcôt.
O encontro com Sigmund Freud Em 1871, Josef Breuer decidiu se dedicar à prática privada da medicina. Teve pacientes de prestígio como Franz Bentano e Johannes Brahms.
A origem da história da Psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Ele utilizou elementos observados a sua volta como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano. ... A partir disso, ele criou o conceito de inconsciente, que seria uma das partes da mente humana.
A psicanálise surgiu em 1890 através do médico SIGMUND FREUD que centrou seus trabalhos nos pacientes com sintomas neuróticos e/ou histéricos. ... A originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud se deu devido a proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes.
1882
9 de setembro de 1981
Lacan era contrário à sociedade de psicanálise filiada à IPA, cujos critérios de seleção de psicanalistas eram aberrantes e cujo autoritarismo nós assimilávamos ao do governo militar. Sem saber exatamente por quê, nós sabíamos que Lacan havia dito não à IPA, e isso foi certamente decisivo", lembra Betty Milan.
9 de setembro de 1981
Lacan frequenta o surrealismo e chega a ser médico de Picasso. A influência da arte surrealista sobre o pensamento de Lacan teria sido tão importante quanto o freudismo e a psiquiatria.
Tanto Hegel como Lacan rejeitavam a identificação do sujeito somente com o indivíduo, buscando-o também na história e nas estruturas sociais. Em 1951, ele propôs um retorno a Freud, utilizando a lingüística do suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) e a antropologia estrutural do francês Claude Lévi-Strauss.