A história se passa em dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor. ... Ao chegar à ilha, Augusto conhece Carolina, por quem fica encantado, enquanto Fabrício o provoca, afirmando ser ele incapaz de amar seriamente.
1844
Joaquim Manuel de Macedo
O autor intitulou o livro com esse nome pois a personagem principal tem a pele morena, olhos escuros e cabelos pretos.
O tema da obra é a fidelidade ao amor de infância. Como crítica social vemos o casamento, pois, na época o ajuste matrimonial era feito pelos pais dos jovens.
O clímax do romance A Moreninha é quando Carolina diz para Augusto, depois que ela deixa cair ao chão o seu breve contendo um camafeu, que é a mulher que Augusto tinha prometido se casar na sua infância, então Augusto cai aos seus pés dizendo que a ama. (no final do capitulo 23).
7-Em que lugar Augusto faz nova confissão de seus desamores? R: Na gruta da ilha, numa conversa com D. Ana depois do jantar.
R: 23-Qual o fato que faz Carolina ficar muito brava com Augusto no final da história? R:Quando ele não foi a um encontro que eles tinham marcado. 24-Augusto, por desleixar nos estudos, é proibido de ver Carolina.
Resposta. A obra Moreninha teve grande importância para o romantismo no Brasil visto que o romantismo como grande parte dos movimentos literários, tinha força na Europa. A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro.
O romance A Moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. A obra remonta o cenário da alta sociedade carioca em meados do século XIX.
Joaquim Manuel de Macedo
Foco narrativo Embora Augusto seja o narrador, pois relata a aposta que fez com Filipe; o romance A Moreninha é narrado na 3ª pessoa (narrador onisciente). ... Esse tipo de narrador permite um aprofundamento psicológicos das personagens, permitindo no leitor uma compreensão melhor das personagens.
terceira pessoa
Confira abaixo os principais personagens da obra:
O primeiro encontro entre Augusto e Carolina ocorre quando Augusto tinha treze anos e Carolina apenas sete. Eles se encontraram pela primeira vez em uma praia ao acaso, enquanto Carolina tentava pegar uma concha na água do mar.
9-Qual o desejo de Carolina, quando ela e Augusto, crianças ainda, ajudam o velho moribundo? R: D. Carolina queria acabar com a fome do velho, por isso deu uma moeda de ouro à sua família.
O encontro dos dois é marcado pelo desentendimento, onde a Moreninha o questiona o porquê de ter quebrado a promessa antes feita, que Augusto responde que seria impossível reconhecê-la ou encontrá-la.
Resposta. Resposta: A comparação de D. Carolina a um beija-flor é um recurso estilístico próprio do Romantismo, e serve para enfatizar o caráter idealizador sobre a figura feminina.
A Moreninha é um romance da primeira geração do Romantismo: O Nacionalismo a manifestação principalmente em alguns temas , como a valorização de nossa natureza e a transformação dos indígenas em heróis.
Características
A Moreninha
Carolina (a moreninha).