Na prancha lateral o fortalecimento tem ênfase nos músculos oblíquos (mais laterais) e no músculo quadrado lombar, que fica localizado na parte posterior do abdômen.
Essencialmente, o quadrado lombar contribui para a estabilização e movimentação da coluna e da pelve. Uma contração bilateral leva a uma extensão da coluna vertebral lombar. Quando o músculo é ativado somente em um dos lados, o tronco se dobra naquela direção (flexão lateral).
Anatomia do dorso: visão geral
Ele está separado da cápsula articular do quadril pela bursa ilíaca. As veias pectínea e femoral são mediais, enquanto o nervo femoral é lateral ao músculo.
O órgão que está localizado entre ante lateral é o Rins. O Omento Maior é um delgado avental.
O músculo Psoas tem origem na coluna lombar e se liga ao músculo ilíaco na pelve, estendendo-se até a parte anterior da coxa. É ele quem faz a ligação entre a coluna vertebral e os membros inferiores.
Psoas é o músculo responsável por estabilizar o corpo. Profundo e espesso, ele conecta a coluna vertebral às pernas, sendo essencial para o suporte e os movimentos.
1. Alongamento para as pernas
De acordo com a fisioterapeuta, o tratamento clínico consiste no controle da dor através de medica-mentos sob prescrição médica e tratamento fisioterápico com ênfase aos movimentos de alongamen-to dos músculos flexores e rotadores do quadril, além de métodos de analgesia.
A tendinite do iliopsoas é uma patologia que pode ocorrer em praticantes de atividade física devido principalmente à sobrecarga repetitiva e excessiva sobre o quadril. Essa patologia gera uma dor profunda na parte anterior da coxa, próxima à virilha.
Preconiza-se para o tratamento da psoíte o uso de antibióticos de amplo espectro associado a drena- gem do abscesso do músculo psoas, sendo que a antibioticoterapia deve preceder a cirurgia12. Esta drenagem pode ser percutânea guiada por USG ou TC.
O músculo iliopsoas é o mais forte flexor da articulação do quadril/articulação coxo-femoral (importante músculo da deambulação).
O músculo iliopsoas é um importante flexor da articulação do quadril, além de ser o mais forte deles e um potente adutor. Quando há uma contração unilateral, ocorre uma flexão lateral da coluna vertebral lombar. Ele também possui um papel importantíssimo na movimentação e estabilização da pelve.
Função. O músculo glúteo máximo é o mais poderoso extensor e rotador externo do quadril. Além disso, ele ajuda na estabilização da articulação do quadril. A contração das fibras craniais leva a uma abdução, enquanto a contração das fibras caudais causa uma adução.
O músculo adutor magno é um poderoso adutor da coxa, trabalhando de forma coordenada com os músculos adutor longo, adutor curto e pectíneo. Além da adução da coxa, todos esses músculos são importantes estabilizadores da pelve sobre o membro inferior durante a marcha.
Os adutores são um conjunto de cinco músculos que se estendem pela face interna da coxa, desde a virilha até o joelho, sendo eles: pectíneo; músculo adutor curto e adutor longo (que vão desde a pélvis até ao fêmur); adutor magno; e gracilis, que vai desde a pélvis até à face interna do joelho.
O músculo adutor magno é um músculo da coxa. O adutor magno tem uma porção que faz a extensão dos quadris e por outro lado tanto o pectíneo como os adutores em geral auxiliam na flexão dos quadris e o grácil tem ação na flexão dos joelhos também.
O glúteo médio é um abdutor da coxa (abre a coxa) e na marcha estabiliza a pelve para que não andemos mancando. Quando, ao caminharmos, o membro inferior sai do solo, a pelve tende a cair para esse lado. O músculo glúteo médio do outro lado se contrai e evita que a pelve incline e com isso, manquemos.
12) Abdução do quadril - músculos comprometidos da articulação do quadril: glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fascia lata e os seis rotadores externos; da articulação do joelho: quadríceps (contração estática).
O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, o osso mais longo do corpo humano.
Cintura: Localize o ponto mais alto do osso de seu quadril e a parte inferior das suas costelas. Logo depois coloque uma fita métrica no local que fica no meio do caminho entre esses dois, o mais estreito será sua cintura.