É um exame invasivo, feito em ambiente hospitalar, que introduz um pequeno tubo (cateter) por uma veia dos braços ou pernas e injeta contraste nas artérias carótidas. Este exame pode diagnosticar e avaliar a gravidade de doenças que atacam as artérias como: aterosclerose, aneurismas e má formação.
O que é o exame: consiste na inserção de um cateter na região da virilha (onde passa a artéria femoral), após anestesia local, que libera um material contrastado que permite a visualização de artérias dos membros inferiores. As artérias são vistas após emissão de raios-x e projeção de imagens em um monitor de TV.
O preço da angiografia pode variar de acordo com o local do corpo a avaliar, assim como a clínica selecionada, no entanto, é de aproximadamente 4 mil reais.
A arteriografia geralmente leva de 1 a 3 horas para ser realizada, além de 2 a 6 horas em observação depois. O procedimento é quase indolor, mas envolve um leve desconforto devido a punção arterial inicial e pela posição deitada sobre uma superfície dura por um longo período de tempo.
Os riscos mais comuns da arteriografia são reações alérgicas ao contraste e sangramento no local da punção. Com menor frequência podem ocorrer queda da pressão arterial e alterações renais devidas ao contraste.
O exame de arteriografia é realizado para diagnosticar ou estudar casos de aneurismas, malformações arteriais, aterosclerose, ou qualquer outra doença que possa afetar o funcionamento das veias e artérias.
Angiografia é um exame que utiliza uma injeção de uma tinta de contraste para observar o fluxo sanguíneo nas artérias que fornecem sangue ao músculo cardíaco. (artérias coronárias). Também pode fornecer informações sobre as pressões e função ventricular.
Consiste na inserção de um cateter na região da virilha com anestesia local, com a utilização de contraste é possível a visualização das artérias dos membros inferiores após emissão de raio-x e transferência de imagens para o monitor.
A arteriografia, do ponto de vista anatômico, apresenta-se como o método mais preciso para o diagnóstico de estenose de artéria renal, sendo complementar de outros exames que forneçam informações hemodinâmicas.
É um exame diagnóstico minimamente invasivo que visualiza a parede das artérias. O procedimento capta imagens dos vasos sanguíneos para verificar a presença de obstruções ou dilatações, principalmente na artéria aorta e seus ramos nas regiões do tórax, do abdômen, dos braços ou das pernas..
Uma angiografia da cabeça (angiografia cerebral) é usado para examinar a circulação do cérebro. O exame de angiografia é feito por um médico radiologista intervencionista. O paciente é deitado de costas sobre uma mesa de raio-x. O intensificador de imagens que é um cilindro redondo é posicionado acima do paciente.
O ecocardiograma é um dos principais métodos de diagnóstico não invasivo cardiológico. Fornece uma série de detalhes anatômicos como tamanho, espessura, movimentação das válvulas, contração do músculo, fluxo sanguíneo, etc.
Ao contrário dos exames funcionais como o eletrocardiograma de esforço, o ecocardiograma de estresse e os exames da medicina nuclear que só conseguem detectar a artéria com mais de 70% de obstrução, a angiotomografia fornece um diagnóstico precoce e permite ver claramente se há gordura ou cálcio acumulados nas paredes ...
Então vamos à lista de sinais para saber se a veia do coração está entupida: