Como Funciona?
Costuma-se usar a expressão “Por favor, confirme a sua presença” ou R.S.V.P. (abreviação em francês). Você pode escrever, por exemplo: “Por favor, confirme a sua presença até dia xx/xx pelo telefone ou pelo site” (escolha apenas dois). O cálculo dessa data limite é de aproximadamente uns 20 dias antes do casamento.
A forma mais utilizada pelos noivos é colocar essa informação no rodapé do convite, de forma sucinta: “RSVP no site dos noivos www.noivos.com.br/aceitosim” exemplo. Outra forma é fazer um mini card contendo a informação e anexá-lo ao convite.
O ideal é enviar com uma antecedência de 6 meses caso o casamento seja na mesma cidade da maioria dos convidados ou então com 8 ou 10 meses de antecedência se o casamento for um destination wedding ou se vocês tiverem muitos convidados que vêm de outras cidades.
“15 a 20% em cima dos convidados da noiva e em torno de 50% em cima dos convidados do noivo.”
Quem trabalha com eventos sabe que existe um percentual de pessoas que faltam em festas, considera-se de 15 à 20% do número total da lista de convidados. Infelizmente as pessoas não tem hábito de confirmar presença em eventos, o serviço de R.S.V.P é super importante para ter uma lista mais precisa.
Dica: nunca faça a lista com a quantidade exata, pois sempre tem alguém que desiste de ir ao casamento de última hora. O indicado é adicionar 10% da quantidade programada de convidados. Por exemplo: festas para 200 convidados podem chegar a ter 220 pessoas na lista.
Dessas, 15% não confirmaram a presença. No dia da festa, 5% das pessoas que haviam confirmado tiveram imprevistos e não foram ao casamento.
Seu casamento vai ser íntimo, então pense assim: Mães, pais, irmãs, irmãos, avós e amigos íntimos fazem parte da sua lista. Conhecidos e parentes distantes não. Caso surja um incômodo, deixe claro que a cerimônia é pequena e que só há espaço para os mais íntimos.
15 anos: dicas para montar a lista de convidados
Por onde começar? Segundo a assessora de casamentos e eventos Flávia Boutros, a lista de casamento deve ser feita primeiramente colocando a família e amigos mais próximos (ou seja, as pessoas que realmente convivem bastante com os noivos), depois colocar os colegas de trabalho e amigos e parentes mais distantes.
Se a família é grande, convidar apenas 70 pessoas de cada lado vai restringir, obrigatoriamente, o convite só aos parentes que tem convívio mais frequente e íntimo com o casal. Lembrem-se que aqui é quase sempre impossível deixar de considerar os amigos próximos dos pais do casal e da família.
Defina a quantidade de pessoas É importante que você tenha um limite. Não precisa ser uma quantidade exata, pode ser uma média. Por exemplo: se eu decidi que vou fazer uma festa no meu apartamento e sei que lá cabem apenas 60 pessoas, então, vou colocar essa meta para a minha lista.
Um mini card com a URL so seu site, anexado ao convite de casamento é suficiente.
Os 5 melhores sites de presente de casamento
A lista de casamento é, de forma bem direta, uma lista de itens (geralmente utensílios domésticos, itens para casa e eletrodomésticos) que os noivos montam quando estão prestes a se casar para indicar aos convidados do que eles precisam e evitar que recebem presentes duplicados para o seu casamento.
Os noivos podem criar uma lista de presentes em lojas virtuais e divulgá-la para os convidados através do iCasei. Nessa modalidade, os presentes são convertidos em dinheiro, e o depósito correspondente ao valor das mercadorias será feito na conta bancária indicada em até dez dias úteis.
Como funciona a de lista de casamento das Casas Bahia A lista de casamento é feita pelos próprios noivos e tem todos os presentes das Casas Bahia que eles gostariam de ganhar. Dessa forma, eles podem pedir desde fogão e colchão até uma televisão e outras coisas para equipar sua nova casa.
Na lista virtual do Casar.com, todos os presentes são ilustrativos e convertidos em dinheiro após a compra. O legal é que a lista de presentes é totalmente personalizável, então você pode editá-la adicionando os itens que realmente gostaria de ganhar.