Para virar broto: assim que começarem a germinar, coloque os grãos ou as sementes em um vasinho com 3 centímetros de terra. Regue todos os dias com pouca água e espere de três a dez dias para consumir (eles devem crescer de 5 a 10 centímetros). Use no sanduíche, no suco e na salada.
Podem ser germinados cereais integrais, como trigo, centeio, aveia e cevada; leguminosas, como soja, lentilha, tremoço, feijão mungo, alfafa e ervilha; além de agrião, rabanete, abóbora, girassol, linho e gergelim, sendo também os mais apreciados pela textura e sabor de seus brotos.
7 tipos de brotos comestíveis e por que acrescentá-los na dieta
De forma geral, os alimentos que podem ser germinados são: leguminosas (feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim); hortaliças (brócolis, agrião, rabanete, alho, cenoura, beterraba); sementes (quinoa, linhaça, abóbora, girassol, gergelim) e oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, amêndoa, nozes).
Use uma mini estufa (siga as orientações do fabricante) ou espalhe as sementes germinadas sobre uma camada de terra de 3 centímetros, numa bandeja ou vaso largo. Regue todos os dias com pouca água (não deixe a terra encharcada, apenas úmida) e espere de três a dez dias para consumir os brotos.
MODO DE PREPARO Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e cubra com o dobro de água. É importante escolher uma tigela grande porque os grãos irão inchar e dobrar de volume. A cada 12 horas, escorra a água e lave os grãos com delicadeza na água corrente. Cubra os grãos novamente com água.
Modo de Preparo
Como produzir brotos comestíveis em casa
Modo de fazer Coloque os grãos de feijão Caldo Bom crus no recipiente de vidro ou de plástico e encha-o com água. Cubra com o pedaço de tule e prenda com auxílio do elástico. Agite o recipiente e escorra bem a água (não é necessário tirar o tule).
Modo de Preparo
Broto de feijão azuki
Não se esqueça de lavar os brotos com água filtrada antes de cozinhá-los. Você também pode remover os fiapos marrons das raízes, embora não seja necessário.
Este broto quando se desprende do feijão no processo de cozimento aumenta considerável de tamanho e normalmente boia no meio do caldo. Remetendo a impressão de se tratar de larvar. Informamos aos nossos consumidores que todo o processo de produção dos nossos produtos estão dentro das normas dos órgãos de controle.
Apesar de existirem cerca de 600 espécies de besouros e larvas que podem atacar alimentos armazenados, elas não fazem mal para a saúde e as larvas morrem completamente após o cozimento. Claro que nem por isso iremos cozinhar feijão ou qualquer outro alimento com uma infestação muito grande de larvas.
“Se forem grãos, por exemplo, é possível colocar em um recipiente com água, aqueles que estiverem com o bichinho vão boiar e você poderá fazer essa separação”.
A fêmea do inseto deposita na casca do feijão o ovo que, ao eclodir, libera a larva, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Para evitar o caruncho, há diversas opções. ... Misture o feijão seco, entre 11% e 13% de umidade, com a munha - os restos oriundos do processo de bateção da leguminosa.
Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento.
Pote de vidro Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.
Sua cozinha está infestada de carunchos? Saiba como se livrar deles!
Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão. Todos os resquícios devem ser eliminados, inclusive os ovos que poderiam ocasionar uma nova infestação. – Fique atento ao prazo de validade.
Dá uma olhada!
Para evitar esse tipo de problema, há algumas dicas para se livrar das traças e conservar melhor os mantimentos.
Outra maneira de se reduzir e acabar com os carunchos é abrir as embalagens e colocar uma ou duas folhas de louro dentro das embalagens nas quais a farinha será armazenada. As folhas de louro irão agir de forma que os carunchos não se reproduzam rapidamente, evitando assim uma grande infestação.
O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles.