Escreva por extenso o dia, o mês e o ano. Por exemplo: "DATA: Cinco de Janeiro de 2016" ou "Data: 5 de Janeiro de 2016". Escreva o assunto do memorando. Seja específico e breve, para que os destinatários tenham uma boa ideia do que se trata o documento logo de cara.
Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.
Corpo de Texto: o conteúdo da mensagem que será enviada. Despedida: expressões formais de despedida: atenciosamente, cumprimentos, grato pela compreensão. Assinatura: o remetente assina no final do memorando. Como é produzido por uma pessoa física, geralmente aparece abaixo da assinatura o cargo do emissor.
Memorandos eletrônicos são tipos de memorandos enviados apenas a uma unidade, e geralmente, a pessoa que receberá o memorando, será o chefe da unidade (que poderá designar outros servidores da unidade para receber também). O memorando circular é o tipo de memorando enviado a um grupo de usuários.
O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens:
Comunicado é um texto cativante, inédito, verdadeiro, objectivo e denotativo. Um comunicado representa um antónimo de comunicação já que este não espera obter uma resposta por parte do receptor, enquanto que para haver comunicação têm que pelo menos existir um emissor e um receptor.
Como Fazer um Comunicado Interno de forma Estratégica