As despesas financeiras são aquelas referentes aos valores de encargos e juros que uma empresa contraiu em empréstimos e financiamentos, que devem ser pagas aos credores.
Para ter uma contabilidade bem organizada e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença. A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.
São consideradas despesas financeiras os juros pagos ou incorridos, os quais serão dedutíveis como custos ou despesa operacionais observadas às seguintes normas (RIR/1999, art.
Soma das despesas de juros referentes a todas as obrigações financeiras de uma empresa, sejam elas de curto ou longo prazo, descontando-se deste montante qualquer receita de juros que a empresa venha a ter com suas aplicações financeiras.
Nesse caso, os gastos para comprar tecidos, máquinas, tintas e pagar os salários das costureiras são despesas operacionais. ... Já as despesas administrativas são os gastos que envolvem o funcionamento da empresa de forma indireta. Ou seja, não estão ligados a produção ou ao serviço que a empresa presta.
Estrutura da DRE
No Brasil, conforme disposto pela Lei 6404/76, o patrimônio líquido é dividido em: Capital social. Reservas de capital. Ajustes de avaliação patrimonial.
É bom para guardar bem os principais tópicos:
Segundo a legislação brasileira, conforme a Lei 6404/76, as contas do Patrimônio Líquido são as seguintes: