Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.
Girando os triângulos e unindo um vértice de cada um, de modo que os ângulos α, β e θ tornem-se, dois a dois, adjacentes, temos um ângulo raso: Assim, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180o. 1) As medidas dos ângulos de um triângulo são, respectivamente, x, 3x e 5x.
Podemos afirmar que o angulo de um triangulo retângulo pode ser calculado da seguinte forma: usa-se as razões trigonométricas, que são: sen(a); cos(a);...Assim, temos as seguintes relações, acompanhe:
Ângulos: Um triângulo retângulo possui um ângulo reto e dois ângulos agudos complementares.
Lados com medidas diferentes O triângulo escaleno também tem como característica o fato de seus ângulos serem diferentes. No entanto, a soma dos ângulos internos deve ter sempre como resultado 180°.
Ou seja, o triângulo escaleno é aquele formado por três lados e três ângulos diferentes entre si. O perímetro de um triângulo escaleno é encontrado somando todos os lados e o valor da soma dos seus ângulos internos, como todos os triângulos, é igual a 180º.
Existem duas maneiras de classificar triângulos. Uma delas leva em consideração os ângulos e, nesse caso, um triângulo pode ser acutângulo, quando possui todos os seus ângulos internos agudos; retângulo, quando um dos seus ângulos internos é reto; ou obtusângulo, quando um de seus ângulos internos é obtuso.
Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura. Escolha um dos lados do triângulo e use como base, e a altura será relativa à essa base escolhida.
A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Relações métricas do triângulo não retângulo Ela diz que o quadrado da medida do lado oposto ao ângulo agudo é igual à soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados, menos o duplo produto entre a medida de um desses lados e a medida da projeção do outro sobre este.
Podemos escrever: a área de uma região triangular é dada pela metade do produto da medida base pela medida da altura correspondente. Nem sempre podemos usar a fórmula citada anteriormente, pois em algumas situações a base ou a altura não são dadas, tendo então que recorrer à Fórmula de Heron.
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Exemplos: Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento.